Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13958
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Comparações de estimativas de biomassa de copépodes realizadas utilizando equações peso-comprimento com diferentes graus de especificidade
Autor(es)/Inventor(es): Kaiuca, João Felipe Leal
Tutor: Figueiredo, Gisela Mandali
Resumen: Diversas regressões peso-comprimento foram selecionadas na literatura para copépodes de duas ordens (Calanoida e Ciclopóida) presentes na Baía de Guanabara em três graus de especificidade: Geral (Uma equação para todos as espécies de copépodes), Ordem (Uma equação para cada ordem) e Específica (Uma equação para cada espécie ou nível taxonômico mais próximo). Essas equações foram utilizadas para estimar o peso seco de amostras de copépodes coletadas em ponto fixo na Baía de Guanabara em diversas datas (N=29). As estimativas geradas por cada grau de especificidade foram então comparadas entre si através de análise de variância de medidas repetidas, afim de verificar diferenças entre elas. Houve diferença significativa entre as três estimativas da ordem Cyclopoida, indicando que a escolha da equação pode gerar estimativas diferentes de biomassa com uma mesma amostra. As estimativas de peso da ordem Calanoida tiveram diferenças em algumas classes de tamanho, mas para o peso total da amostra os graus de especificidade Ordem e Específica não apresentaram diferenças significativas, porém duas espécies (Acartia tonsa e Temora turbinata) parecem ser sub ou superestimadas pela equação de ordem utilizada nesse trabalho, o que pode representar problemas em casos de amostras com dominância de uma dessas espécies.
Materia: Copépodes
Zooplâncton
Biomassa
Especificidade da espécie
Copepoda
Zooplankton
Biomass
Species specificity
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : KAIUCA, João Felipe Leal. Comparações de estimativas de biomassa de copépodes realizadas utilizando equações peso-comprimento com diferentes graus de especificidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas – Biologia Marinha) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Biologia Marinha

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFLKaiuca.pdf348.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.