Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Nilo Sergio Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Xavier de-
dc.date.accessioned2017-02-10T12:56:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:34Z-
dc.date.issued2011-07-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Xavier de. A comunicação interna em processos de fusão e aquisição: o caso Oi e Brasil Telecom. 2011. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1395-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFusões e aquisiçõespt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.titleA comunicação interna em processos de fusão e aquisição: o caso Oi e Brasil Telecompt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Claudete Lima da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768pt_BR
dc.contributor.referee2Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.description.resumoEm um ambiente de mercado cada vez mais volátil, processos de fusão e aquisição tornaram-se uma tendência das empresas em busca de liderança e sucesso no mundo moderno. Todavia, grande parte dessas operações é mal sucedida, sendo o choque entre as culturas organizacionais envolvidas um dos fatores determinantes para tal insucesso. Diante disso, as empresas vêm desenvolvendo iniciativas de comunicação interna focadas no respeito e atenção aos funcionários e no acompanhamento de seus comportamentos. O objetivo do presente trabalho é, portanto, compreender como a comunicação interna deve ser conduzida em processos de mudança. Para tanto, além de referências à literatura sobre o tema, fez-se uso do caso da compra da Brasil Telecom pela Oi. Através da análise das peças de comunicação interna criadas durante o período pós-transação, conclui-se que uma comunicação interna de mão dupla, presente, continuada e estruturada é indispensável para a uma transição sadia e bem sucedida. Viu-se que há infinitas formas criativas de se explorar mensagens, ações e veículos de acordo com o perfil e os objetivos de cada organização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FXOliveira.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.