Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1395
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A comunicação interna em processos de fusão e aquisição: o caso Oi e Brasil Telecom
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Fernanda Xavier de
Tutor: Gomes, Nilo Sergio Silva
Resumen: Em um ambiente de mercado cada vez mais volátil, processos de fusão e aquisição tornaram-se uma tendência das empresas em busca de liderança e sucesso no mundo moderno. Todavia, grande parte dessas operações é mal sucedida, sendo o choque entre as culturas organizacionais envolvidas um dos fatores determinantes para tal insucesso. Diante disso, as empresas vêm desenvolvendo iniciativas de comunicação interna focadas no respeito e atenção aos funcionários e no acompanhamento de seus comportamentos. O objetivo do presente trabalho é, portanto, compreender como a comunicação interna deve ser conduzida em processos de mudança. Para tanto, além de referências à literatura sobre o tema, fez-se uso do caso da compra da Brasil Telecom pela Oi. Através da análise das peças de comunicação interna criadas durante o período pós-transação, conclui-se que uma comunicação interna de mão dupla, presente, continuada e estruturada é indispensável para a uma transição sadia e bem sucedida. Viu-se que há infinitas formas criativas de se explorar mensagens, ações e veículos de acordo com o perfil e os objetivos de cada organização.
Materia: Comunicação
Fusões e aquisições
Mudança organizacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Fernanda Xavier de. A comunicação interna em processos de fusão e aquisição: o caso Oi e Brasil Telecom. 2011. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FXOliveira.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.