Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1399
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dc.contributor.advisorJaguaribe, Beatriz-
dc.contributor.authorCoutinho, Lívia Fontana de Freitas-
dc.date.accessioned2017-02-10T13:47:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:34Z-
dc.date.issued2011-07-07-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Lívia Fontana de Freitas. A representação da figura pós-feminista em livros de autoajuda: um estudo de caso dos livros Por que os Homens se casam com as manipuladoras e Por que os homens amam as mulheres poderosas. 2011. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1399-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAutoajudapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleA representação da figura pós-feminista em livros de auto-ajuda: um estudo de caso dos livros Por que os homens se casam com mulheres manipuladoras e Por que os homens amam as mulheres poderosaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7158974952724770pt_BR
dc.contributor.referee1Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee2Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.description.resumoO Mercado da literatura de autoajuda não para de crescer e nos surpreende a cada dia com a infinidade de títulos e diversidade de temáticas. Dentro desta realidade mercadológica de alta rentabilidade, destaca-se um filão em especial: os livros que pretendem ensinar às mulheres táticas e truques para que elas consigam conquistar o homem que desejam. Este trabalho objetiva identificar as retóricas e estratégias simbólicas que estruturam os discursos de 2 best-sellers do gênero. Para tanto, analiso como a imagem da mulher é construída e representada nestas obras como modelo a ser seguido. Também viso compreender qual a motivação das mulheres ao buscarem “supostas verdades” nestes manuais que têm conquistado grande popularidade e aceitação em nosso país. Este estudo é relevante na medida em que estes livros supostamente retratam os anseios, inseguranças e desejos da mulher brasileira pós-moderna, que hoje detém o maior poder de compra do país, sendo responsável por 66% do consumo no Brasil. É de extrema importância perceber quem é essa mulher, como ela pensa e o que ela quer. Para sustentar minha análise sobre a retórica – por muitas vezes controversa - utilizada nesses livros, proponho uma discussão acerca do boom da autoajuda, a crise de identidade e a noção de felicidade nos dias atuais, além de reflexões sobre a mulher brasileira, o (pós)Feminismo e os relacionamentos na era da “Modernidade Líquida” (Bauman, 2001).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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