Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1399
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A representação da figura pós-feminista em livros de auto-ajuda: um estudo de caso dos livros Por que os homens se casam com mulheres manipuladoras e Por que os homens amam as mulheres poderosas
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Lívia Fontana de Freitas
Orientador: Jaguaribe, Beatriz
Resumo: O Mercado da literatura de autoajuda não para de crescer e nos surpreende a cada dia com a infinidade de títulos e diversidade de temáticas. Dentro desta realidade mercadológica de alta rentabilidade, destaca-se um filão em especial: os livros que pretendem ensinar às mulheres táticas e truques para que elas consigam conquistar o homem que desejam. Este trabalho objetiva identificar as retóricas e estratégias simbólicas que estruturam os discursos de 2 best-sellers do gênero. Para tanto, analiso como a imagem da mulher é construída e representada nestas obras como modelo a ser seguido. Também viso compreender qual a motivação das mulheres ao buscarem “supostas verdades” nestes manuais que têm conquistado grande popularidade e aceitação em nosso país. Este estudo é relevante na medida em que estes livros supostamente retratam os anseios, inseguranças e desejos da mulher brasileira pós-moderna, que hoje detém o maior poder de compra do país, sendo responsável por 66% do consumo no Brasil. É de extrema importância perceber quem é essa mulher, como ela pensa e o que ela quer. Para sustentar minha análise sobre a retórica – por muitas vezes controversa - utilizada nesses livros, proponho uma discussão acerca do boom da autoajuda, a crise de identidade e a noção de felicidade nos dias atuais, além de reflexões sobre a mulher brasileira, o (pós)Feminismo e os relacionamentos na era da “Modernidade Líquida” (Bauman, 2001).
Palavras-chave: Mercado editorial
Literatura
Autoajuda
Mulheres
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTINHO, Lívia Fontana de Freitas. A representação da figura pós-feminista em livros de autoajuda: um estudo de caso dos livros Por que os Homens se casam com as manipuladoras e Por que os homens amam as mulheres poderosas. 2011. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCoutinho.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.