Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1401
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável
Author(s)/Inventor(s): Póvoa, Jonas
Araújo, Raphaela
Advisor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Abstract: Grandes questões desafiam o século XXI, certamente conciliar progresso econômico à preservação dos recursos naturais é uma delas. Desde que foi criado em 1987, o termo “desenvolvimento sustentável” vem ganhando mais importância e ocupando o topo das agendas corporativas. A mídia, as ONGs, o setor público e sobretudo a iniciativa privada vem se apropriando do discurso “sustentável” como uma grife, uma marca a ser usada, na maioria das vezes em troco de respaldo social. Ocasionalmente esses atores utilizam a “linguagem verde” como discurso infundado, transmitindo uma imagem ambientalmente responsável que não condiz com a realidade. Nesses casos, entra em cena o greenwash. O trabalho se propõe a analisar a trajetória que deu origem ao greenwash, a importância da comunicação nesse processo, abordando temas como sociedade de consumo, desenvolvimento sustentável, movimento de ecologização da sociedade, mercado verde, marketing ambiental, e por fim, como alternativa em contramão ao greenwash a perspectiva do Marketing 3.0. O projeto apresenta como exemplo uma análise pontual de como a Nike, migrou de acusações de greenwash ao marketing 3.0, incorporando a sustentabilidade e inovação no âmago da empresa.
Keywords: Marketing
Sustentabilidade
Inovação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jul-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PÓVOA, Jonas; ARAÚJO, Raphaela. Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPóvoa.pdf877.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.