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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Do global ao local: um estudo de caso sobre a adaptação visual da Coca-Cola ao festival de Parintins
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Robson Jandyroba Pinto da
Advisor: Silva Júnior, Amaury Fernandes da
Abstract: Com a globalização o mundo fica mais integrado. O encurtamento de distâncias permite que marcas globais se expandam para territórios antes inalcançáveis e incompatíveis e este processo globalizacional parece, a priori, estar contribuindo para a construção de uma cultura homogênea mundial. Entretanto, o objetivo deste trabalho é observar como alguns contextos locais exigem que marcas globais se adaptem às suas expressões. O Festival de Parintins, no Amazonas, compõe um destes casos. A gigante Coca-Cola, patrocinadora mais antiga do evento, necessitou se adaptar visualmente à festa, incluindo peças publicitárias, aplicação de logomarca e a exclusiva lata azul, coincidentemente cor de sua maior concorrente. Além dela, outras marcas também fizeram o mesmo. Através da análise da história da Coca-Cola e do festival, permeadas por alguns conceitos teóricos sobre globalização, cultura, responsabilidade social, significado da marca, consumidor pós-moderno, dentre outros, este estudo busca compreender por que algumas expressões culturais são tão fortes a ponto de influenciarem ao invés de serem integralmente influenciadas. Ele aponta não para uma cultura global homogênea, mas para a tendência de uma cultura territorial globalizada, ou seja, uma cultura que não se encontra fechada e isolada do mundo e que mantém as raízes e tradições fundamentais para que se defina como local e única, sem perder, portanto, sua identidade.
Keywords: Publicidade
Festival de Parintins
Coca-Cola
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jul-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Robson Jandyroba P. da. Do Global ao Local: Um estudo de caso sobre a adaptação visual da Coca-Cola ao Festival de Parintins. 2012. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

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