Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Flávio Alves | - |
dc.contributor.author | Maggi, Letícia Pegorim Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T20:58:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MAGGI, Letícia Pegorim Rodrigues. A destinação de imóveis públicos ociosos às políticas públicas de moradia popular. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14097 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bens públicos | pt_BR |
dc.subject | Desapropriação por interesse social | pt_BR |
dc.subject | Ocupações | pt_BR |
dc.subject | Moradia | pt_BR |
dc.subject | Gentrificação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Public assets | en |
dc.subject | Expropriation for social interest | en |
dc.subject | Occupations | en |
dc.subject | Home | en |
dc.subject | Gentrification | en |
dc.subject | Public policy | en |
dc.title | A destinação de imóveis públicos ociosos às políticas públicas de moradia popular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1330862317567677 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Luiz Cláudio Moreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2750257855105240 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estima-se que mais de 10 mil imóveis públicos federais estejam ociosos no Brasil, ou seja, não estão cumprindo função social alguma. Parte considerável destes imóveis está situada em grandes centros urbanos, locais que concentram altos índices de déficit habitacional. Índice este que tem crescido no país, sobretudo em razão do processo de gentrificação, causado pela especulação imobiliária que se alia a certas políticas públicas de moradia popular que coadunam e aprofundam as desigualdades socioespaciais. A legislação acerca da matéria prevê um importantíssimo instrumento que poderia amenizar este quadro, denominado “concessão de uso especial para fins de moradia”. O presente trabalho objetiva traçar um panorama sobre: (i) o direito à moradia adequada; (ii) a legislação infraconstitucional pertinente; (iii) as ocupações de imóveis públicos ociosos por movimentos sociais; (iv) exemplos de algumas políticas públicas federais de moradia. Por fim, (v) apresentar como alternativa para um desenvolvimento urbano mais justo, a utilização do instrumento da concessão de uso especial para fins de moradia, aliada a outras políticas públicas de habitação. Também são apresentadas sugestões de aprimoramento do instituto a fim de que o direito à moradia adequada não paire no plano do dever-ser. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LPRMaggi.pdf | 527.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.