Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14117
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da invasão territorial ao controle dos corpos: as raízes racistas das políticas de segurança pública no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Agostini, Vinícius Fernando
Orientador: Almeida, Philippe de Oliveira
Resumo: As estruturas coloniais racistas estabelecidas no Brasil durante o período de invasão ainda regem políticas sociais no país. A análise desse sistema é imperiosa para reconhecer suas origens e desenvolver soluções. Propõe-se averiguar as relações entre a invasão territorial, o genocídio e a escravização dos corpos iniciados no século XVI, e as polícias políticas, a Guerra às drogas, o encarceramento em massa, o surgimento do crime organizado e as políticas de segurança pública criadas até o século XXI, cujo âmago observa o controle e a repressão. Por meio de estudo bibliográfico na área das Ciências Sociais Aplicadas, notadamente o Direito, a História e a Sociologia, e com uso de metodologia qualitativa, de caráter exploratório, o estudo buscou relações entre esses períodos. Os autores e os dados consultados indicam não apenas a existência, mas também as conexões entre essas realidades. Estes elos explicitam que a conquista e a subjugação ainda causam impactos profundos na sociedade brasileira e transformar este cenário só será possível diante de sua plena compreensão e do rompimento com esses mecanismos.
Palavras-chave: Segurança pública
Racismo
Políticas públicas
Crime organizado
Violência
Encarceramento em massa
Public security
Racism
Mass incarceration
Public policy
Organized crime
Violence
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AGOSTINI, Vinícius Fernando. Da invasão territorial ao controle dos corpos: as raízes racistas das políticas de segurança pública no Brasil. 2020. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VFAgostini.pdf908.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.