Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14121
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação de características físico-químicas de lignina tratada com plasma (PECVD)
Autor(es)/Inventor(es): Linhares, Igor Antunes
Orientador: Calado, Verônica Maria de Araújo
Coorientador: Simão, Renata Antoun
Coorientador: Silva, Felipe Souto da
Resumo: Biorrefinarias estão em grande evolução nas últimas décadas e nesse contexto a lignina apresenta um papel de grande visibilidade pelo fato de ser um material de fonte renovável e possuir ampla variedade de aplicações. No entanto, devido à grande variedade de composições e formas estruturais do biopolímero da lignina, são encontradas grandes dificuldades para aplicações complexas e de maior valor agregado, que estão relacionadas principalmente a sua adequação química. A fim de gerar modificações químicas suficientes para possibilitar suas aplicações, o uso do plasma a frio pode ser interessante pois ele tem a capacidade de alterar características físico-químicas sem gerar grandes alterações no seio da molécula. Para o estudo foram tratadas 10 amostras utilizando a técnica de Deposição Química de Vapor Aprimorada por Plasma (PECVD), sendo 5 com CO2 e outras 5 com SF6, variando a potência da fonte e o tempo de exposição das amostras ao plasma. Foi utilizada uma outra amostra, sem tratamento, para efeito comparativo. Foi observada a alteração para um comportamento hidrofóbico das amostras tratadas com SF6, fato que não foi observado no CO2. As técnicas de FTIR-ATR e TGA foram utilizadas para analisar as amostras. Essas análises apresentaram algumas variações em comum para ambos os gases, sendo elas mais intensas no SF6 e outros comportamentos exclusivos para o segundo tratamento. Estudos minuciosos devem ser realizados para melhor explicar tais alterações, com o uso de outras análises.
Palavras-chave: Lignina
Plasma
Deposição química de vapor
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IALinhares.pdf2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.