Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14123
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Difusão da energia solar residencial pela perspectiva da economia comportamental: o caso da SolarCity
Autor(es)/Inventor(es): Avila, Eduardo Varella
Tutor: Pinto Junior, Helder Queiroz
Resumen: A geração distribuída de energia solar tem sido um destaque no atual processo de transição energética. A adoção de energia solar contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e é atraente para o consumidor final sob o ponto de vista econômico. Nesse contexto, assumindo um padrão decisório racional por parte desses consumidores, a expectativa seria de um grau de adesão à energia solar mais rápido e abrangente do que aquele que tem se observado. Uma possível explicação para é de que as decisões dos consumidores não seguem o padrão de racionalidade que se supõe existir. Neste sentido, a literatura de economia comportamental mostra que barreiras comportamentais tendem a se manifestar de forma sistemática e previsível, e a proposta para neutralizá-las inclui o uso de intervenções no contexto decisório (nudges). Essa discussão é particularmente relevante no contexto do novo mercado de geração distribuída, em que o consumidor final adquire protagonismo na tomada de decisão no setor energético. Este trabalho estuda o caso da empresa SolarCity, líder no mercado de energia solar distribuída nos EUA na década de 2010. O interesse do estudo é o de identificar possíveis barreiras comportamentais ao processo de difusão da adoção da tecnologia fotovoltaica e avaliar a eficácia do modelo de negócios implementado pela empresa, no sentido de neutralizar essas barreiras. O modelo de negócios da SolarCity, com a estratégia de criação de comunidades solares e adoção da estrutura de pagamentos mensais, se mostrou consistente com dois tipos de nudge: o uso de influências sociais e de mecanismos de neutralização do viés do presente e da aversão a perdas.
Materia: Energia solar
Transição energética
Geração distribuída
Inovação
Modelo de negócio
Economia comportamental
Nudge
Influências sociais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AVILA, Eduardo Varella. Difusão da energia solar residencial pela perspectiva da economia comportamental: o caso da SolarCity. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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