Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14132
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Versos, cores e amores de Bianca
Autor(es)/Inventor(es): Matos, Débora Carvalho dos Santos
Tutor: Oliveira, Madson Luis Gomes de
Resumen: A inspiração para este trabalho veio do projeto de Artes Cênicas desenvolvido por mim, como professora de Artes da Instituição Gente, na Taquara, juntamente com os alunos do ensino médio inspirado na peça de Shakespeare: A Megera Domada. O projeto consistia em apresentar aos alunos, clássicos da literatura, e desenvolver com eles os figurinos e a montagem da peça com materiais recicláveis. O projeto é uma releitura baseada em um dos figurinos da peça, o da personagem Bianca, uma das personagens principais para o desenrolar da história. Incialmente criado por uma das alunas durante as aulas de figurino do projeto, e adaptado por mim na época. A releitura é uma análise sob o ponto de vista acadêmico sobre a construção da personagem, deixando de lado as limitações do espaço escolar, mão de obra e materiais. Utilizando as bases da Escola De Belas Artes para a criação (pesquisa histórica, colagem, perfil físico e psicológico) e execução de um figurino (modelagem e montagem). As referências da pesquisa para releitura são as mesmas do projeto inicial, inspirados nos figurinos lúdicos e criativos de Thanara Schönardie, para a novela “Meu Pedacinho de Chão”, que se comunicam precisamente com o universo infanto-juvenil, público-alvo da peça.
Materia: Filosofia da educação
Literatura infanto-juvenil
Teatro
Figurino
Indumentária
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-nov-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MATOS, Débora Carvalho dos Santos. Versos, cores e amores de Bianca. 2020. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Artes Cênicas - Indumentária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DCSMatos.pdf4.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.