Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14132
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Versos, cores e amores de Bianca
Autor(es)/Inventor(es): Matos, Débora Carvalho dos Santos
Orientador: Oliveira, Madson Luis Gomes de
Resumo: A inspiração para este trabalho veio do projeto de Artes Cênicas desenvolvido por mim, como professora de Artes da Instituição Gente, na Taquara, juntamente com os alunos do ensino médio inspirado na peça de Shakespeare: A Megera Domada. O projeto consistia em apresentar aos alunos, clássicos da literatura, e desenvolver com eles os figurinos e a montagem da peça com materiais recicláveis. O projeto é uma releitura baseada em um dos figurinos da peça, o da personagem Bianca, uma das personagens principais para o desenrolar da história. Incialmente criado por uma das alunas durante as aulas de figurino do projeto, e adaptado por mim na época. A releitura é uma análise sob o ponto de vista acadêmico sobre a construção da personagem, deixando de lado as limitações do espaço escolar, mão de obra e materiais. Utilizando as bases da Escola De Belas Artes para a criação (pesquisa histórica, colagem, perfil físico e psicológico) e execução de um figurino (modelagem e montagem). As referências da pesquisa para releitura são as mesmas do projeto inicial, inspirados nos figurinos lúdicos e criativos de Thanara Schönardie, para a novela “Meu Pedacinho de Chão”, que se comunicam precisamente com o universo infanto-juvenil, público-alvo da peça.
Palavras-chave: Filosofia da educação
Literatura infanto-juvenil
Teatro
Figurino
Indumentária
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MATOS, Débora Carvalho dos Santos. Versos, cores e amores de Bianca. 2020. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Artes Cênicas - Indumentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCSMatos.pdf4.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.