Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14134
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Malacofauna associada ao fundo inconsolidado da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Leticia de Araujo Ferraz de
Orientador: Souza, Gustavo Mattos Silva de
Coorientador: Paiva, Paulo Cesar de
Coorientador: Oliveira, Vinícius Peruzzi de
Resumo: Arraial do Cabo, localizado no norte do Rio de Janeiro, é uma região de grande relevância ecológica abrigando organismos com afinidade tropical e temperada devido aos efeitos da ressurgência local. No entanto, há pouco conhecimento sobre a biodiversidade de invertebrados bentônicos associados ao fundo inconsolidado, como por exemplo do filo Mollusca. O objetivo desse estudo foi fazer um levantamento da malacofauna associada ao sedimento de interface com costões rochosos de Arraial do Cabo – RJ, avaliando os efeitos das variáveis ambientais na sua distribuição. Foram realizadas oito campanhas entre 2017 a 2019, onde foram coletadas cinco amostras em seis locais: três no mar de dentro (região mais abrigada e com menos ação da ressurgência) e três no mar de fora (região exposta e com maior ação da ressurgência). As amostras foram coletadas com um corer de 10 cm de diâmetro (1570 cm³) sendo enterrado a uma profundidade de 20 cm no substrato. Em laboratório foram triadas em microscópio estereoscópio, sendo os moluscos identificados ao menor nível taxonômico possível com bibliografias específicas. Um total de 132 espécimes/35 morfotipos foram encontrados, sendo 110 indivíduos/34 morfotípos no mar de dentro e 22 indivíduos/7 morfotípos no mar de fora, sendo representantes de quatro classes: Gastropoda (dentro 29,54%; fora 11,36%; total 40,90%), Bivalvia (dentro 50%; fora 5,30%; total 55,30%), Polyplacophora (apenas 3,03% no mar de dentro) e Scaphopoda (apenas um representante no mar de dentro). A família mais abundância no estudo foi Olividae, representada pela espécie Olivella minuta (Link, 1807), coletada tanto no mar de dentro quanto no de fora. A maior abundância e riqueza de moluscos no mar de dentro está associada a alta heterogeneidade do sedimento da região, composto por pouca seletividade dos grãos, e com alta concetração de carbonato e matéria orgânica. Por outro lado, o sedimento do mar de fora foi mais homogêneo, composto majoritariamente por areia fina e pouca concentração de carbonato e matéria orgânica, que resultou numa baixa diversidade de moluscos. Não foi possível observar o fenômeno da ressurgência, devido principalmente a baixa quantidade de dados da fauna coletada. Muitas espécies encontradas na região apresentarem uma ampla distribuição geográfica e batimétrica, o que sugere problemas taxonômicos. Nesse caso, futuras pesquisas de revisões taxonômicas dos grupos bentônicos são importantes para estudos da biodiversidade de moluscos marinhos costeiros, assim como estudos genéticos.
Palavras-chave: Moluscos
Fauna bentônica
Sedimentologia marinha
Saúde ambiental
Biodiversidade
Arraial do Cabo (RJ)
Mollusca
Benthic fauna
Marine sedimentology
Environmental Health
Biodiversity
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Leticia de Araujo Ferraz de. Malacofauna associada ao fundo inconsolidado da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas – Biologia Marinha) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Biologia Marinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAFCarvalho.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.