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dc.contributor.advisorDias, Ana Paula de Moura Ferreira-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Gabriela Souza-
dc.date.accessioned2021-04-16T17:43:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Gabriela Souza. O ensino e a aprendizagem de ciências na EJA da rede pública municipal de Cataguases/MG: perfil e percepções do docente e do discente. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectCataguases (MG)pt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectYoungpt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem de ciências na EJA da rede pública municipal de Cataguases/MG: perfil e percepções do docente e do discentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986056979821028pt_BR
dc.contributor.referee1Senra, Sidilúcio Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341506129580833pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Ana Paula de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8843674802036272pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs um diagnóstico a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública municipal. A amostra do diagnóstico considerou 26 discentes do 1º e 4º períodos da EJA anos finais do Ensino Fundamental e o docente da disciplina Ciências, utilizando-se dois questionários semiestruturados diferenciados para a coleta de dados. Os resultados mostram, tanto para o 1º quanto para o 4º período, que a maioria dos discentes encontra-se na faixa etária compreendida entre 15 a 25 anos; que existe um equilíbrio entre o número de homens e mulheres e que a maioria dos estudantes ficou por um período menor do que 5 anos sem estudar. Para a maioria dos discentes, os principais motivos que os levaram a interromper os estudos foram a necessidade de trabalhar e a necessidade de cuidar da família. A maioria dos estudantes do 1º Período relatou não ter dificuldade com a disciplina Ciências, enquanto para a maioria dos estudantes do 4º Período as dificuldades são os assuntos relacionados a Química. O docente é do sexo masculino e tem 55 anos de idade, totalizando 26 anos de experiência em docência na EJA. Sobre as concepções e propostas desta modalidade de ensino, o docente as considera importantes para o aumento do grau de instrução, no entanto, percebe uma “proposta velada” de receber jovens não ajustados ao ensino regular. O docente relatou ter relacionamento cortês com os discentes, mas considera-se um disciplinador e caracteriza o perfil dos discentes como adultos, em sua maioria, que retornam aos estudos mais por “status” do que para adquirirem conhecimento, e jovens que, em sua maioria, são obrigados a estudarem ou que estão na sala de aula para se divertirem. O docente relatou considerar a necessidade de programação e planejamento para EJA diferenciados do ensino regular e que desenvolve uma proposta pedagógica específica para EJA, no entanto, a intervenção pedagógica é rara. Utiliza livros didáticos e estimula os alunos a desenvolverem o conteúdo por meio de atividades diversificadas. Como principais dificuldades o docente apontou o problema com a disciplina dos alunos, a carência de recursos didáticos, o espaço físico e o mobiliário deficitários, o apoio administrativo e pedagógico limitados. A pesquisa, além de auxiliar na compreensão do processo de ensino e aprendizagem da disciplina Ciências, também permitiu traçar um perfil dos discentes e do docente, considerando o que estes percebem sobre a modalidade EJA e a quais desafios estão expostos. As considerações feitas pelos sujeitos da pesquisa aliadas às obras, documentos e legislações consultados, nos levam à reflexão de que são necessárias políticas públicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na modalidade EJA, tendo em vista o processo de juvenilização, que põe em risco a essência da EJA, que é o resgate do direito à escolarização àqueles que não tiveram oportunidade na idade apropriada, como também as condições pedagógicas e de espaço físico que dificultam este processo nas escolas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

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