Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Paula de Moura Ferreira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Gabriela Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T17:43:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:40Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Gabriela Souza. O ensino e a aprendizagem de ciências na EJA da rede pública municipal de Cataguases/MG: perfil e percepções do docente e do discente. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14158 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Cataguases (MG) | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Young | pt_BR |
dc.title | O ensino e a aprendizagem de ciências na EJA da rede pública municipal de Cataguases/MG: perfil e percepções do docente e do discente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2986056979821028 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senra, Sidilúcio Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4341506129580833 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Ana Paula de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8843674802036272 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propôs um diagnóstico a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública municipal. A amostra do diagnóstico considerou 26 discentes do 1º e 4º períodos da EJA anos finais do Ensino Fundamental e o docente da disciplina Ciências, utilizando-se dois questionários semiestruturados diferenciados para a coleta de dados. Os resultados mostram, tanto para o 1º quanto para o 4º período, que a maioria dos discentes encontra-se na faixa etária compreendida entre 15 a 25 anos; que existe um equilíbrio entre o número de homens e mulheres e que a maioria dos estudantes ficou por um período menor do que 5 anos sem estudar. Para a maioria dos discentes, os principais motivos que os levaram a interromper os estudos foram a necessidade de trabalhar e a necessidade de cuidar da família. A maioria dos estudantes do 1º Período relatou não ter dificuldade com a disciplina Ciências, enquanto para a maioria dos estudantes do 4º Período as dificuldades são os assuntos relacionados a Química. O docente é do sexo masculino e tem 55 anos de idade, totalizando 26 anos de experiência em docência na EJA. Sobre as concepções e propostas desta modalidade de ensino, o docente as considera importantes para o aumento do grau de instrução, no entanto, percebe uma “proposta velada” de receber jovens não ajustados ao ensino regular. O docente relatou ter relacionamento cortês com os discentes, mas considera-se um disciplinador e caracteriza o perfil dos discentes como adultos, em sua maioria, que retornam aos estudos mais por “status” do que para adquirirem conhecimento, e jovens que, em sua maioria, são obrigados a estudarem ou que estão na sala de aula para se divertirem. O docente relatou considerar a necessidade de programação e planejamento para EJA diferenciados do ensino regular e que desenvolve uma proposta pedagógica específica para EJA, no entanto, a intervenção pedagógica é rara. Utiliza livros didáticos e estimula os alunos a desenvolverem o conteúdo por meio de atividades diversificadas. Como principais dificuldades o docente apontou o problema com a disciplina dos alunos, a carência de recursos didáticos, o espaço físico e o mobiliário deficitários, o apoio administrativo e pedagógico limitados. A pesquisa, além de auxiliar na compreensão do processo de ensino e aprendizagem da disciplina Ciências, também permitiu traçar um perfil dos discentes e do docente, considerando o que estes percebem sobre a modalidade EJA e a quais desafios estão expostos. As considerações feitas pelos sujeitos da pesquisa aliadas às obras, documentos e legislações consultados, nos levam à reflexão de que são necessárias políticas públicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na modalidade EJA, tendo em vista o processo de juvenilização, que põe em risco a essência da EJA, que é o resgate do direito à escolarização àqueles que não tiveram oportunidade na idade apropriada, como também as condições pedagógicas e de espaço físico que dificultam este processo nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AGSAlmeida.pdf | 545.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.