Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14158
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ensino e a aprendizagem de ciências na EJA da rede pública municipal de Cataguases/MG: perfil e percepções do docente e do discente
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Ana Gabriela Souza
Orientador: Dias, Ana Paula de Moura Ferreira
Resumo: Este trabalho propôs um diagnóstico a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública municipal. A amostra do diagnóstico considerou 26 discentes do 1º e 4º períodos da EJA anos finais do Ensino Fundamental e o docente da disciplina Ciências, utilizando-se dois questionários semiestruturados diferenciados para a coleta de dados. Os resultados mostram, tanto para o 1º quanto para o 4º período, que a maioria dos discentes encontra-se na faixa etária compreendida entre 15 a 25 anos; que existe um equilíbrio entre o número de homens e mulheres e que a maioria dos estudantes ficou por um período menor do que 5 anos sem estudar. Para a maioria dos discentes, os principais motivos que os levaram a interromper os estudos foram a necessidade de trabalhar e a necessidade de cuidar da família. A maioria dos estudantes do 1º Período relatou não ter dificuldade com a disciplina Ciências, enquanto para a maioria dos estudantes do 4º Período as dificuldades são os assuntos relacionados a Química. O docente é do sexo masculino e tem 55 anos de idade, totalizando 26 anos de experiência em docência na EJA. Sobre as concepções e propostas desta modalidade de ensino, o docente as considera importantes para o aumento do grau de instrução, no entanto, percebe uma “proposta velada” de receber jovens não ajustados ao ensino regular. O docente relatou ter relacionamento cortês com os discentes, mas considera-se um disciplinador e caracteriza o perfil dos discentes como adultos, em sua maioria, que retornam aos estudos mais por “status” do que para adquirirem conhecimento, e jovens que, em sua maioria, são obrigados a estudarem ou que estão na sala de aula para se divertirem. O docente relatou considerar a necessidade de programação e planejamento para EJA diferenciados do ensino regular e que desenvolve uma proposta pedagógica específica para EJA, no entanto, a intervenção pedagógica é rara. Utiliza livros didáticos e estimula os alunos a desenvolverem o conteúdo por meio de atividades diversificadas. Como principais dificuldades o docente apontou o problema com a disciplina dos alunos, a carência de recursos didáticos, o espaço físico e o mobiliário deficitários, o apoio administrativo e pedagógico limitados. A pesquisa, além de auxiliar na compreensão do processo de ensino e aprendizagem da disciplina Ciências, também permitiu traçar um perfil dos discentes e do docente, considerando o que estes percebem sobre a modalidade EJA e a quais desafios estão expostos. As considerações feitas pelos sujeitos da pesquisa aliadas às obras, documentos e legislações consultados, nos levam à reflexão de que são necessárias políticas públicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na modalidade EJA, tendo em vista o processo de juvenilização, que põe em risco a essência da EJA, que é o resgate do direito à escolarização àqueles que não tiveram oportunidade na idade apropriada, como também as condições pedagógicas e de espaço físico que dificultam este processo nas escolas públicas.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Aprendizagem
Jovens
Cataguases (MG)
Science teaching
Learning
Young
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Ana Gabriela Souza. O ensino e a aprendizagem de ciências na EJA da rede pública municipal de Cataguases/MG: perfil e percepções do docente e do discente. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGSAlmeida.pdf545.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.