Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Diego de Sá-
dc.contributor.authorCosta, Malena Carvalho da-
dc.date.accessioned2021-05-04T16:44:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Malena Carvalho. Análise do tema biologia celular em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio proposto pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) no ano de 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14190-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBiologia celularpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectCell Biologyen
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectTextbook National Programen
dc.titleAnálise do tema biologia celular em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio proposto pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399884699514501pt_BR
dc.description.resumoO livro didático é uma das principais ferramentas pedagógicas utilizadas por alunos e professores nas escolas brasileiras, este fato tornou o livro didático um objeto de profunda preocupação por parte do Ministério da Educação, o que justificou a criação do Programa Nacional do Livro Didático. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o conteúdo Biologia Celular é de fundamental importância para a compreensão dos processos biológicos básicos que participam da composição e do funcionamento dos seres vivos e deve ser tratado no primeiro ano do Ensino Médio. Este trabalho objetivou analisar de forma quantitativa e qualitativa cinco dos dez livros escolhidos pelo PNLD em 2017. O critério utilizado para a escolha destes cinco livros foi baseado nas obras recebidas pelo Colégio Estadual Santo Inácio, uma das unidades participantes do programa de acordo com o guia PNLD 2018. Os livros selecionados foram analisados de acordo com parâmetros pré-estabelecidos. Os resultados evidenciam que há uma preocupação em aumentar cada vez mais a qualidade dos materiais didáticos, visto que, comparados a pesquisas de mesmo cunho realizadas anteriormente, os livros analisados neste trabalho, mostram resultados positivos. Toda esta preocupação reflete em um maior interesse: contribuir para melhorar o cenário do ensino de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCCosta.pdf548.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.