Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14190
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do tema biologia celular em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio proposto pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2017
Author(s)/Inventor(s): Costa, Malena Carvalho da
Advisor: Coutinho, Diego de Sá
Abstract: O livro didático é uma das principais ferramentas pedagógicas utilizadas por alunos e professores nas escolas brasileiras, este fato tornou o livro didático um objeto de profunda preocupação por parte do Ministério da Educação, o que justificou a criação do Programa Nacional do Livro Didático. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o conteúdo Biologia Celular é de fundamental importância para a compreensão dos processos biológicos básicos que participam da composição e do funcionamento dos seres vivos e deve ser tratado no primeiro ano do Ensino Médio. Este trabalho objetivou analisar de forma quantitativa e qualitativa cinco dos dez livros escolhidos pelo PNLD em 2017. O critério utilizado para a escolha destes cinco livros foi baseado nas obras recebidas pelo Colégio Estadual Santo Inácio, uma das unidades participantes do programa de acordo com o guia PNLD 2018. Os livros selecionados foram analisados de acordo com parâmetros pré-estabelecidos. Os resultados evidenciam que há uma preocupação em aumentar cada vez mais a qualidade dos materiais didáticos, visto que, comparados a pesquisas de mesmo cunho realizadas anteriormente, os livros analisados neste trabalho, mostram resultados positivos. Toda esta preocupação reflete em um maior interesse: contribuir para melhorar o cenário do ensino de ciências.
Keywords: Livro didático
Biologia celular
Ensino de ciências
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Textbooks
Cell Biology
Sciences teaching
High school
Textbook National Program
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Malena Carvalho. Análise do tema biologia celular em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio proposto pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) no ano de 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCCosta.pdf548.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.