Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14190
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do tema biologia celular em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio proposto pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2017
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Malena Carvalho da
Orientador: Coutinho, Diego de Sá
Resumo: O livro didático é uma das principais ferramentas pedagógicas utilizadas por alunos e professores nas escolas brasileiras, este fato tornou o livro didático um objeto de profunda preocupação por parte do Ministério da Educação, o que justificou a criação do Programa Nacional do Livro Didático. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o conteúdo Biologia Celular é de fundamental importância para a compreensão dos processos biológicos básicos que participam da composição e do funcionamento dos seres vivos e deve ser tratado no primeiro ano do Ensino Médio. Este trabalho objetivou analisar de forma quantitativa e qualitativa cinco dos dez livros escolhidos pelo PNLD em 2017. O critério utilizado para a escolha destes cinco livros foi baseado nas obras recebidas pelo Colégio Estadual Santo Inácio, uma das unidades participantes do programa de acordo com o guia PNLD 2018. Os livros selecionados foram analisados de acordo com parâmetros pré-estabelecidos. Os resultados evidenciam que há uma preocupação em aumentar cada vez mais a qualidade dos materiais didáticos, visto que, comparados a pesquisas de mesmo cunho realizadas anteriormente, os livros analisados neste trabalho, mostram resultados positivos. Toda esta preocupação reflete em um maior interesse: contribuir para melhorar o cenário do ensino de ciências.
Palavras-chave: Livro didático
Biologia celular
Ensino de ciências
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Textbooks
Cell Biology
Sciences teaching
High school
Textbook National Program
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Malena Carvalho. Análise do tema biologia celular em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio proposto pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) no ano de 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCCosta.pdf548.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.