Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorColonese, Paulo Henrique-
dc.contributor.authorPeçanha, Carolina Chaves-
dc.date.accessioned2021-05-07T19:13:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:42Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationPEÇANHA, Carolina Chaves. O planetário digital do ciência móvel e a relação com a prática pedagógica: percepções de professores sobre as ações do “Planetário vai à escola”. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14199-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectPlanetáriospt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectCoursewareen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectAstronomyen
dc.subjectPlanetaryen
dc.subjectElementary school teachersen
dc.titleO planetário digital do ciência móvel e a relação com a prática pedagógica: percepções de professores sobre as ações do "Planetário vai à escola"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1432256231448414pt_BR
dc.contributor.referee1Duque Neto, Olívio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618274521642493pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Willian Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375437842870066pt_BR
dc.description.resumoOs planetários têm se configurado como espaços de educação não-formal com grande potencial educativo e muitos professores têm passado a considerar esses espaços como uma ferramenta complementar ao ensino de Astronomia e Ciências afins. Desse modo, com o propósito de fortalecer o cenário de pesquisas nesta área, o presente estudo buscou identificar e investigar as percepções de professores sobre as ações do projeto “Planetário vai à escola”, realizadas no ano de 2018, em escolas e instituição cultural do Município do Rio de Janeiro, a fim de identificar o potencial, a utilização e as relações estabelecidas entre os professores e o planetário digital itinerante. Além disso, o trabalho procurou destacar o papel da mediação em planetários e identificar sugestões de melhorias nas ações do projeto. A coleta de dados desta pesquisa, de cunho exploratório e metodologia qualitativa-quantitativa, se deu por meio de questionário, composto por 5 (cinco) blocos de perguntas mistas, distribuídos aos docentes regentes das turmas visitantes do planetário, antes do início da sessão e coletado ao longo do dia de atuação do projeto na escola por um membro da equipe. Ao todo foram recolhidos e analisados 57 questionários. As análises foram feitas por blocos, por meio de levantamento quantitativo, seguido por análise qualitativa feita com a identificação de algumas categorias. A pesquisa evidenciou que os professores estabelecem relações pedagógicas positivas a partir da visita ao planetário, entendendo-o como uma ferramenta complementar, lúdica, interativa e interdisciplinar, utilizada para ensinar aos estudantes, de diferentes faixas etárias e de todos os segmentos escolares, questões referentes às Ciências, à Astronomia e a outras disciplinas. Destacou a relevância da mediação nesse espaço, como estratégia para a compreensão, interação e dinamização das sessões. Por fim, também, indicou a importância de ações de divulgação científica em escolas e da continuidade do projeto “Planetário vai à escola”, com as pequenas intervenções propostas pelos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCPeçanha.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.