Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Colonese, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.author | Peçanha, Carolina Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T19:13:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.citation | PEÇANHA, Carolina Chaves. O planetário digital do ciência móvel e a relação com a prática pedagógica: percepções de professores sobre as ações do “Planetário vai à escola”. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14199 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Planetários | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Courseware | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Astronomy | en |
dc.subject | Planetary | en |
dc.subject | Elementary school teachers | en |
dc.title | O planetário digital do ciência móvel e a relação com a prática pedagógica: percepções de professores sobre as ações do "Planetário vai à escola" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1432256231448414 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Duque Neto, Olívio Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8618274521642493 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Willian Vieira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6375437842870066 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os planetários têm se configurado como espaços de educação não-formal com grande potencial educativo e muitos professores têm passado a considerar esses espaços como uma ferramenta complementar ao ensino de Astronomia e Ciências afins. Desse modo, com o propósito de fortalecer o cenário de pesquisas nesta área, o presente estudo buscou identificar e investigar as percepções de professores sobre as ações do projeto “Planetário vai à escola”, realizadas no ano de 2018, em escolas e instituição cultural do Município do Rio de Janeiro, a fim de identificar o potencial, a utilização e as relações estabelecidas entre os professores e o planetário digital itinerante. Além disso, o trabalho procurou destacar o papel da mediação em planetários e identificar sugestões de melhorias nas ações do projeto. A coleta de dados desta pesquisa, de cunho exploratório e metodologia qualitativa-quantitativa, se deu por meio de questionário, composto por 5 (cinco) blocos de perguntas mistas, distribuídos aos docentes regentes das turmas visitantes do planetário, antes do início da sessão e coletado ao longo do dia de atuação do projeto na escola por um membro da equipe. Ao todo foram recolhidos e analisados 57 questionários. As análises foram feitas por blocos, por meio de levantamento quantitativo, seguido por análise qualitativa feita com a identificação de algumas categorias. A pesquisa evidenciou que os professores estabelecem relações pedagógicas positivas a partir da visita ao planetário, entendendo-o como uma ferramenta complementar, lúdica, interativa e interdisciplinar, utilizada para ensinar aos estudantes, de diferentes faixas etárias e de todos os segmentos escolares, questões referentes às Ciências, à Astronomia e a outras disciplinas. Destacou a relevância da mediação nesse espaço, como estratégia para a compreensão, interação e dinamização das sessões. Por fim, também, indicou a importância de ações de divulgação científica em escolas e da continuidade do projeto “Planetário vai à escola”, com as pequenas intervenções propostas pelos professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CCPeçanha.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.