Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14199
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O planetário digital do ciência móvel e a relação com a prática pedagógica: percepções de professores sobre as ações do "Planetário vai à escola" |
Autor(es)/Inventor(es): | Peçanha, Carolina Chaves |
Orientador: | Colonese, Paulo Henrique |
Resumo: | Os planetários têm se configurado como espaços de educação não-formal com grande potencial educativo e muitos professores têm passado a considerar esses espaços como uma ferramenta complementar ao ensino de Astronomia e Ciências afins. Desse modo, com o propósito de fortalecer o cenário de pesquisas nesta área, o presente estudo buscou identificar e investigar as percepções de professores sobre as ações do projeto “Planetário vai à escola”, realizadas no ano de 2018, em escolas e instituição cultural do Município do Rio de Janeiro, a fim de identificar o potencial, a utilização e as relações estabelecidas entre os professores e o planetário digital itinerante. Além disso, o trabalho procurou destacar o papel da mediação em planetários e identificar sugestões de melhorias nas ações do projeto. A coleta de dados desta pesquisa, de cunho exploratório e metodologia qualitativa-quantitativa, se deu por meio de questionário, composto por 5 (cinco) blocos de perguntas mistas, distribuídos aos docentes regentes das turmas visitantes do planetário, antes do início da sessão e coletado ao longo do dia de atuação do projeto na escola por um membro da equipe. Ao todo foram recolhidos e analisados 57 questionários. As análises foram feitas por blocos, por meio de levantamento quantitativo, seguido por análise qualitativa feita com a identificação de algumas categorias. A pesquisa evidenciou que os professores estabelecem relações pedagógicas positivas a partir da visita ao planetário, entendendo-o como uma ferramenta complementar, lúdica, interativa e interdisciplinar, utilizada para ensinar aos estudantes, de diferentes faixas etárias e de todos os segmentos escolares, questões referentes às Ciências, à Astronomia e a outras disciplinas. Destacou a relevância da mediação nesse espaço, como estratégia para a compreensão, interação e dinamização das sessões. Por fim, também, indicou a importância de ações de divulgação científica em escolas e da continuidade do projeto “Planetário vai à escola”, com as pequenas intervenções propostas pelos professores. |
Palavras-chave: | Material didático Ensino fundamental Ensino de ciências Astronomia Planetários Professores de ensino fundamental Rio de Janeiro (RJ) Courseware Elementary School Science teaching Astronomy Planetary Elementary school teachers |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 17-Jun-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PEÇANHA, Carolina Chaves. O planetário digital do ciência móvel e a relação com a prática pedagógica: percepções de professores sobre as ações do “Planetário vai à escola”. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CCPeçanha.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.