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dc.contributor.advisorPacheco, Elen Beatriz Acordi Vasques-
dc.contributor.authorBezerra, Josiane de Sousa-
dc.date.accessioned2021-05-10T00:00:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:42Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14200-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectAnálise SWOTpt_BR
dc.titleAnálise da unidade de reciclagem de polímeros NERDES na Universidade Federal do Rio de Janeiro como projeto de educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the NERD polymer recycling unit at the Federal University of Rio de Janeiro as an environmental education projectpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9542083518570573pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Renan Finamore Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001115750963738pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Thiago Santiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9732294733383157pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e deve estar presente em todos os níveis de ensino segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, contudo as práticas de educação ambiental em Instituições de Ensino Superior ainda são escassas e encontram dificuldades como: ausência de recursos financeiros, infraestrutura inadequada, poucas pesquisas e falta de divulgação de experiências. Dentro deste contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar a recicladora de polímeros do laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável - NERDES, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como projeto de educação ambiental usando matriz SWOT, uma ferramenta de análise estratégica a fim de detectar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto e, desta maneira, propor melhorias para que alcance seus objetivos. A análise foi feita através das respostas a questionário aplicado aos membros do projeto e a alunos do Centro de Tecnologia e de pesquisa bibliográfica de experiências de outros projetos de educação ambiental em Instituições de Ensino Superior. Através do questionário aplicado aos alunos de graduação do Centro de Tecnologia da UFRJ, foi constatado que 67,2% dos entrevistados não sabiam da existência do projeto. Através dos resultados da análise SWOT foram identificadas forças como benefícios à comunidade acadêmica, contribuição para a gestão de resíduos sólidos dentro da universidade, contribuição para à sociedade e ao meio ambiente. Por outro lado, as principais fraquezas estão relacionadas à falta de divulgação, falta de interdisciplinaridade e mão-de-obra. A principal ameaça é a falta de financiamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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