Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14200
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise da unidade de reciclagem de polímeros NERDES na Universidade Federal do Rio de Janeiro como projeto de educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the NERD polymer recycling unit at the Federal University of Rio de Janeiro as an environmental education project |
Autor(es)/Inventor(es): | Bezerra, Josiane de Sousa |
Orientador: | Pacheco, Elen Beatriz Acordi Vasques |
Resumo: | A educação ambiental é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e deve estar presente em todos os níveis de ensino segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, contudo as práticas de educação ambiental em Instituições de Ensino Superior ainda são escassas e encontram dificuldades como: ausência de recursos financeiros, infraestrutura inadequada, poucas pesquisas e falta de divulgação de experiências. Dentro deste contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar a recicladora de polímeros do laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável - NERDES, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como projeto de educação ambiental usando matriz SWOT, uma ferramenta de análise estratégica a fim de detectar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto e, desta maneira, propor melhorias para que alcance seus objetivos. A análise foi feita através das respostas a questionário aplicado aos membros do projeto e a alunos do Centro de Tecnologia e de pesquisa bibliográfica de experiências de outros projetos de educação ambiental em Instituições de Ensino Superior. Através do questionário aplicado aos alunos de graduação do Centro de Tecnologia da UFRJ, foi constatado que 67,2% dos entrevistados não sabiam da existência do projeto. Através dos resultados da análise SWOT foram identificadas forças como benefícios à comunidade acadêmica, contribuição para a gestão de resíduos sólidos dentro da universidade, contribuição para à sociedade e ao meio ambiente. Por outro lado, as principais fraquezas estão relacionadas à falta de divulgação, falta de interdisciplinaridade e mão-de-obra. A principal ameaça é a falta de financiamento. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Reciclagem Resíduos sólidos Análise SWOT |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10031791.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.