Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14240
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Valoração econômica dos benefícios da introdução de ônibus elétricos no município do Rio de Janeiro |
Other Titles: | Economic valuation of the benefits of the introduction of electric buses in the municipality of Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Vasconcelos, Kellyanna da Silva |
Advisor: | Lucena, André Frossard Pereira de |
Abstract: | A redução das emissões atmosféricas é pauta em discussões nacionais e internacionais. A pressão para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos acordos internacionais de redução de emissões está levando o Brasil a mudanças estruturais rumo à sustentabilidade. À luz da experiência de outros países, algumas cidades brasileiras estão apostando na adoção de um transporte público de emissão zero. O Rio de Janeiro é uma delas. Com o recente Decreto Municipal nº 46.081/2019, a prefeitura instituiu que a partir de 2025 todos os novos contratos com as concessionárias deverão prever veículos de zero emissão. Neste estudo foi feita uma estimativa do custo social e econômico que a poluição atmosférica da frota de ônibus gera para a cidade através de técnicas de valoração ambiental. Além disso, foram feitas estimativas do custo benefício e da viabilidade econômica da eletrificação da frota da cidade ao longo de 10 anos. Os resultados indicam que essa transição é vantajosa tanto do ponto de vista econômico, quanto do socioambiental. |
Keywords: | Economia Ambiental Valoração Ambiental Veículos Elétricos Ônibus Elétricos Frota de Ônibus Rio de Janeiro |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10030622.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.