Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14252
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Monitoramento de vazão em unidades de hidrotransporte de minério empregando espalhamento gama e técnica de 'Cross-Correlation'
Otros títulos: Flow Monitoring in Hydrotransport units of ore using gamma scattering and 'Cross-Correlation' technique
Autor(es)/Inventor(es): Siciliano, Umberto Cassará de Castellammare Scott
Tutor: Araújo, Giselle de Mattos
Tutor : Brandão, Luís Eduardo Barreira
Resumen: O hidrotransporte pode ser definido como um transporte hidráulico de partículas sólidas em tubos, geralmente cruzando longas distâncias usando água como meio transportador. É bem reconhecido e praticado no campo de processamento de minérios. A proposta desse trabalho foi desenvolver uma metodologia que empregasse radiação gama e técnica “Cross-Correlation” para medir a velocidade das pelotas no interior de um tubo, para simular a operação de um mineroduto. Uma unidade experimental, denominada Unidade Estática, foi projetada e construída, e no seu interior foram simulados diferentes tipos de fluxos bifásicos. Um protótipo de um medidor de fluxo bifásico foi instalado externamente ao tubo, formado por dois sistemas de medida independentes, cada um composto por uma fonte de radiação gama de 241Am (59,62 keV de energia) e um detector cintilador NaI (1 x 1 ”). Estes sistemas estavam localizados no mesmo plano e separados por uma distância de 18,0 cm. Como pelotas, foram produzidos corpos de prova de formato e composição variada para se obter um espectro de densidades para testar a metodologia e a Unidade Estática. Em todos os testes, os resultados mostraram que o uso da densitometria gama associada a medida do Coeficiente de “Cross-Correlation” entre os sinais de dois detectores permitiu que fosse calculado o transiente de tempo entre entre esses dois sinais, e assim medir a velocidade de arraste da pelota.
Materia: Transporte hidroviário
Minérios
Radiação gama
Análise de relação e correlação
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Metalúrgica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
(Microsoft Word - 10 GLOSS_301RIO)-min.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.