Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14257
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Desafios do CAp literário 2020: experiências artísticas, literárias e afetivas nas telas dos equipamentos digitais |
| Author(s)/Inventor(s): | Domingos, Jaqueline Pontes |
| Advisor: | Carvalho, Lorenna Bolsanello de |
| Co-advisor: | Leite, Thaís Seabra |
| Abstract: | O CAp Literário é um festival artístico e literário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) que envolve alunos, familiares, funcionários, licenciandos, professores e visitantes. O evento acontece anualmente como culminância dos trabalhos literários produzidos durante o período letivo. Trata-se de um momento de explosão de experiências artísticas, literárias e afetivas no chão do espaço escolar. Nesse sentido, o presente trabalho busca apresentar o processo de construção da sétima edição do evento, cujo tema é “Janelas da memória”. A escolha do tema dialoga com o contexto atual de isolamento social e enfrentamento da pandemia de COVID-19, que nos impôs a necessidade de adaptação do festival ao formato remoto. Apesar de precisarmos repensar o funcionamento do evento, cuja culminância ocorreu em março de 2021, era essencial que ele não perdesse sua identidade e seus princípios fundadores. Portanto, partimos da curadoria de registros dos anos anteriores para que essas memórias pudessem inspirar novas ações a serem feitas online. Dessa forma, para criar a identidade literária desta edição, utilizamos o texto Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, pois acreditamos na urgência e na necessidade de retomada das sabedorias dos povos originários para o enfrentamento dos dias atuais — que em muito se assemelham a um fim — simbólico — do mundo como o conhecemos. Organizamos, assim, a edição em ações que pudessem ser feitas remotamente, de forma síncrona e assíncrona, com a preocupação de que o evento remoto não fosse impessoal. Como resultado, obtivemos êxito em alguns caminhos experimentais de encontros com a comunidade escolar em torno da Literatura como potência de resistência frente ao difícil contexto que vivenciamos. Para compartilhar essas experiências, em consonância com Krenak, usamos o “narrar”/relatar como metodologia de trabalho. |
| Keywords: | Ambiente escolar Festivais Educação a distância Literatura Ensino e aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 7-May-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JPDomingos.pdf | 712.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.