Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14297
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Levantamento dos resíduos sólidos gerados: um estudo de caso no curso de ciências biológicas de uma universidade EaD de Volta Redonda, Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Amaral, Daniela Moreira do |
Orientador: | Carvalho, Lucinere de Souza Quintanilha |
Coorientador: | Soares, Rafael Iacillo |
Resumo: | Na medida em que a população foi crescendo de forma desordenada e tornando-se cada vez mais consumista e burocrática, os problemas com as questões ambientais também foram tomando uma extensão maior; onde, entre os anos de 1989 a 2000, em um total de 125.281 toneladas de lixo foi produzido. Os termos burocráticos levaram a necessidade de se obter as folhas de papel como um meio mais apropriado para os registros (documentos pessoais, processos jurídicos, livros, documentos para arquivos, boletos para pagamentos, provas, dentre outros). Assim, este projeto veio com o intuito de estudo, visto a quantificação de sobras de provas numa área experimental encontrada num polo de uma faculdade de Educação a Distância, situada em Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro. Foram lançadas em planilhas, as quantidades de alunos ausentes em cada disciplina no semestre de 2018-2, para um (Ciências Biológicas) dos seis cursos ofertados, possuindo uma programação de provas para doze dias diferentes, contemplados em dois finais de semanas (sábado e domingo) para cada Avaliação Presencial (Ciências Biológicas). Foi percebido um valor de 1324 alunos ausentes nas avaliações durante o período, gerando assim uma sobra de provas no mesmo quantitativo; ocorrendo em maior número no primeiro período do curso, num total de 357 alunos ausentes. Outro número expressivo se deu na Terceira Avaliação Presencial (AP3), totalizando sozinha um número de 545 alunos ausentes. Assim o objetivo do projeto foi propor uma redução na produção de resíduos, ou seja, minimizando as impressões desnecessárias de provas, obtendo como apoio o Google Forms, uma ferramenta gratuita do Google que necessita apenas de uma conta no Gmail para que se possa ser utilizado seus recursos, neste caso então foi sugerido um formulário onde o aluno conseguiria alertar sobre sua presença ou ausência nas avaliações presenciais, e assim minimizar as impressões desnecessárias gerando deste modo um menor impacto na produção de resíduos e gastos econômicos. |
Palavras-chave: | Resíduos sólidos Papel Educação a distância Ensino de ciências Volta Redonda (RJ) Solid waste Paper Distance education Science teaching |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 14-Dez-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | AMARAL, Daniela Moreira do. Levantamento dos resíduos sólidos gerados: um estudo de caso no curso de ciências biológicas de uma universidade EaD de Volta Redonda. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMAmaral.pdf | 860.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.