Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Lucinere de Souza Quintanilha-
dc.contributor.authorRodrigues, Felippe de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-05-12T15:52:59Z-
dc.date.available2021-05-14T03:00:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Felippe de Carvalho. Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14301-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.subjectPoluição atmosféricapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectVolta Redonda (RJ)pt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEnvironmental healthen
dc.subjectAtmospheric pollutionen
dc.subjectEducational gamesen
dc.titlePoluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664697770305683pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Leonardo Rocha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362372043768437pt_BR
dc.contributor.referee2Trajano, Sílvia Cristina de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732465111854485pt_BR
dc.description.resumoToda a camada atmosférica e o ar propriamente dito são essenciais para a vida terrestre. Apesar disso, ações humanas vêm causando grandes impactos ambientais, climáticos e na saúde humana. Indústrias, automóveis e queimadas são alguns dos grandes responsáveis pela poluição atmosférica. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de perceber o quanto os alunos do 7º ano do ensino fundamental sabem sobre o tema “Poluição Atmosférica”. Vinte alunos de uma escola municipal, localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, participaram deste projeto. Estes alunos foram avaliados antes e após uma ação educativa; onde foram apresentados a eles os principais poluidores do ar da cidade onde vivem e a importância de se criar meios para a preservação do ar que respiramos. Os alunos foram avaliados mediante a aplicação de um questionário com doze questões. O questionário foi elaborado com três perguntas livres de caráter discursivo e opinião própria, e nove perguntas objetivas (múltipla escolha); onde o aluno deveria ter escolhido uma só resposta como certa e marcar a mesma. O questionário foi aplicado em duas etapas, em dias diferentes. A primeira aplicação teve por objetivo mensurar o que os alunos já sabiam sobre poluição atmosférica, ou seja, perceber o conhecimento prévio dos alunos sem nenhum tipo de ajuda ou material para auxiliá-los. Após sete dias foi então desenvolvida a atividade lúdica, onde os alunos participaram de um jogo de trilhas, com o objetivo de responder a perguntas sobre poluição atmosférica de modo geral, e principalmente voltadas para a localidade. Após quarenta e cinco dias foi reaplicado o mesmo questionário inicial, para assim identificarmos se a atividade lúdica teve real efeito no aprendizado dos alunos (Aprendizagem Significativa). A análise das concepções dos alunos revelou através dos resultados, que os mesmos não percebiam a real situação atmosférica local, dos problemas e do que poderia ser feito para diminuir a emissão de substâncias poluidoras. A metodologia aplicada na ação educativa, por meio dos questionários e do jogo se mostrou de grande valor para os alunos, revelando-se assim possivelmente eficiente para a contribuição no acréscimo de conceitos sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCRodrigues.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.