Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14301
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Lucinere de Souza Quintanilha | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Felippe de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T15:52:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Felippe de Carvalho. Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14301 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde ambiental | pt_BR |
dc.subject | Poluição atmosférica | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Volta Redonda (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Environmental health | en |
dc.subject | Atmospheric pollution | en |
dc.subject | Educational games | en |
dc.title | Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3664697770305683 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Leonardo Rocha da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3362372043768437 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Trajano, Sílvia Cristina de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732465111854485 | pt_BR |
dc.description.resumo | Toda a camada atmosférica e o ar propriamente dito são essenciais para a vida terrestre. Apesar disso, ações humanas vêm causando grandes impactos ambientais, climáticos e na saúde humana. Indústrias, automóveis e queimadas são alguns dos grandes responsáveis pela poluição atmosférica. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de perceber o quanto os alunos do 7º ano do ensino fundamental sabem sobre o tema “Poluição Atmosférica”. Vinte alunos de uma escola municipal, localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, participaram deste projeto. Estes alunos foram avaliados antes e após uma ação educativa; onde foram apresentados a eles os principais poluidores do ar da cidade onde vivem e a importância de se criar meios para a preservação do ar que respiramos. Os alunos foram avaliados mediante a aplicação de um questionário com doze questões. O questionário foi elaborado com três perguntas livres de caráter discursivo e opinião própria, e nove perguntas objetivas (múltipla escolha); onde o aluno deveria ter escolhido uma só resposta como certa e marcar a mesma. O questionário foi aplicado em duas etapas, em dias diferentes. A primeira aplicação teve por objetivo mensurar o que os alunos já sabiam sobre poluição atmosférica, ou seja, perceber o conhecimento prévio dos alunos sem nenhum tipo de ajuda ou material para auxiliá-los. Após sete dias foi então desenvolvida a atividade lúdica, onde os alunos participaram de um jogo de trilhas, com o objetivo de responder a perguntas sobre poluição atmosférica de modo geral, e principalmente voltadas para a localidade. Após quarenta e cinco dias foi reaplicado o mesmo questionário inicial, para assim identificarmos se a atividade lúdica teve real efeito no aprendizado dos alunos (Aprendizagem Significativa). A análise das concepções dos alunos revelou através dos resultados, que os mesmos não percebiam a real situação atmosférica local, dos problemas e do que poderia ser feito para diminuir a emissão de substâncias poluidoras. A metodologia aplicada na ação educativa, por meio dos questionários e do jogo se mostrou de grande valor para os alunos, revelando-se assim possivelmente eficiente para a contribuição no acréscimo de conceitos sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FCRodrigues.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.