Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14301
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Felippe de Carvalho
Tutor: Carvalho, Lucinere de Souza Quintanilha
Resumen: Toda a camada atmosférica e o ar propriamente dito são essenciais para a vida terrestre. Apesar disso, ações humanas vêm causando grandes impactos ambientais, climáticos e na saúde humana. Indústrias, automóveis e queimadas são alguns dos grandes responsáveis pela poluição atmosférica. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de perceber o quanto os alunos do 7º ano do ensino fundamental sabem sobre o tema “Poluição Atmosférica”. Vinte alunos de uma escola municipal, localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, participaram deste projeto. Estes alunos foram avaliados antes e após uma ação educativa; onde foram apresentados a eles os principais poluidores do ar da cidade onde vivem e a importância de se criar meios para a preservação do ar que respiramos. Os alunos foram avaliados mediante a aplicação de um questionário com doze questões. O questionário foi elaborado com três perguntas livres de caráter discursivo e opinião própria, e nove perguntas objetivas (múltipla escolha); onde o aluno deveria ter escolhido uma só resposta como certa e marcar a mesma. O questionário foi aplicado em duas etapas, em dias diferentes. A primeira aplicação teve por objetivo mensurar o que os alunos já sabiam sobre poluição atmosférica, ou seja, perceber o conhecimento prévio dos alunos sem nenhum tipo de ajuda ou material para auxiliá-los. Após sete dias foi então desenvolvida a atividade lúdica, onde os alunos participaram de um jogo de trilhas, com o objetivo de responder a perguntas sobre poluição atmosférica de modo geral, e principalmente voltadas para a localidade. Após quarenta e cinco dias foi reaplicado o mesmo questionário inicial, para assim identificarmos se a atividade lúdica teve real efeito no aprendizado dos alunos (Aprendizagem Significativa). A análise das concepções dos alunos revelou através dos resultados, que os mesmos não percebiam a real situação atmosférica local, dos problemas e do que poderia ser feito para diminuir a emissão de substâncias poluidoras. A metodologia aplicada na ação educativa, por meio dos questionários e do jogo se mostrou de grande valor para os alunos, revelando-se assim possivelmente eficiente para a contribuição no acréscimo de conceitos sobre o tema.
Materia: Ensino fundamental
Educação em saúde
Saúde ambiental
Poluição atmosférica
Jogos educativos
Volta Redonda (RJ)
Elementary School
Health education
Environmental health
Atmospheric pollution
Educational games
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Felippe de Carvalho. Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCRodrigues.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.