Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14301
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues, Felippe de Carvalho |
Orientador: | Carvalho, Lucinere de Souza Quintanilha |
Resumo: | Toda a camada atmosférica e o ar propriamente dito são essenciais para a vida terrestre. Apesar disso, ações humanas vêm causando grandes impactos ambientais, climáticos e na saúde humana. Indústrias, automóveis e queimadas são alguns dos grandes responsáveis pela poluição atmosférica. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de perceber o quanto os alunos do 7º ano do ensino fundamental sabem sobre o tema “Poluição Atmosférica”. Vinte alunos de uma escola municipal, localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, participaram deste projeto. Estes alunos foram avaliados antes e após uma ação educativa; onde foram apresentados a eles os principais poluidores do ar da cidade onde vivem e a importância de se criar meios para a preservação do ar que respiramos. Os alunos foram avaliados mediante a aplicação de um questionário com doze questões. O questionário foi elaborado com três perguntas livres de caráter discursivo e opinião própria, e nove perguntas objetivas (múltipla escolha); onde o aluno deveria ter escolhido uma só resposta como certa e marcar a mesma. O questionário foi aplicado em duas etapas, em dias diferentes. A primeira aplicação teve por objetivo mensurar o que os alunos já sabiam sobre poluição atmosférica, ou seja, perceber o conhecimento prévio dos alunos sem nenhum tipo de ajuda ou material para auxiliá-los. Após sete dias foi então desenvolvida a atividade lúdica, onde os alunos participaram de um jogo de trilhas, com o objetivo de responder a perguntas sobre poluição atmosférica de modo geral, e principalmente voltadas para a localidade. Após quarenta e cinco dias foi reaplicado o mesmo questionário inicial, para assim identificarmos se a atividade lúdica teve real efeito no aprendizado dos alunos (Aprendizagem Significativa). A análise das concepções dos alunos revelou através dos resultados, que os mesmos não percebiam a real situação atmosférica local, dos problemas e do que poderia ser feito para diminuir a emissão de substâncias poluidoras. A metodologia aplicada na ação educativa, por meio dos questionários e do jogo se mostrou de grande valor para os alunos, revelando-se assim possivelmente eficiente para a contribuição no acréscimo de conceitos sobre o tema. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Educação em saúde Saúde ambiental Poluição atmosférica Jogos educativos Volta Redonda (RJ) Elementary School Health education Environmental health Atmospheric pollution Educational games |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | RODRIGUES, Felippe de Carvalho. Poluição atmosférica e a sua relação com os jogos didáticos: um estudo de caso em uma escola pública de Volta Redonda, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FCRodrigues.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.