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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014
Author(s)/Inventor(s): Resende, Laís de Oliveira Fernandes
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Co-advisor: Duque, Daniel Vasconcellos Archer
Abstract: Este trabalho analisa o efeito da educação dos pais na escolaridade de seus filhos no Brasil. Para isso, fizemos uso dos dados do suplemento de mobilidade sócio-ocupacional da Pnad de 2014 em três tipos de abordagem distintas: O Clássico Modelo de Regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO); o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a educação dos avós; e o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a oferta de escolas no Estado onde os pais moravam com 15 anos. Devido a essa última abordagem, usamos um recorte de pais mais novos, que tinham 15 anos entre 1995 e 2005 para, através do Censo Escolar, identificarmos o número de escolas para usar como variável instrumental. Também usamos duas faixas de idade para os filhos: (i) entre 7 e 18 anos e (ii) maior de 16 anos. Ao usar a primeira faixa de idade, nas duas primeiras abordagens encontramos baixa elasticidade, mas não na terceira. Essa baixa influência da escolaridade dos pais sobre os filhos pode se dever ao fato de esses serem novos, com grande parte cursando ainda o ensino fundamental. Já, ao usar a faixa de idade de filhos maiores de 16 anos, encontramos nas duas primeiras abordagens uma maior elasticidade entre o nível de escolaridade de pais e filhos e na última não obtivemos observações o suficiente. Logo, nosso estudo aponta as evidências que a diferença de escolaridade entre os filhos aumenta com a idade, contribuindo para maior transmissão educacional entre as gerações e uma persistência das desigualdades de nível educacional.
Keywords: Educação
Desigualdades sociais
Escolarização
Brasil
Education
Desigualdade social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::DEMOGRAFIA ECONOMICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RESENDE, Laís de Oliveira Fernandes. Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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