Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14344
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014 |
Autor(es)/Inventor(es): | Resende, Laís de Oliveira Fernandes |
Tutor: | Pero, Valéria Lúcia |
Tutor : | Duque, Daniel Vasconcellos Archer |
Resumen: | Este trabalho analisa o efeito da educação dos pais na escolaridade de seus filhos no Brasil. Para isso, fizemos uso dos dados do suplemento de mobilidade sócio-ocupacional da Pnad de 2014 em três tipos de abordagem distintas: O Clássico Modelo de Regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO); o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a educação dos avós; e o Modelo de Regressão por Variável Instrumental usando a oferta de escolas no Estado onde os pais moravam com 15 anos. Devido a essa última abordagem, usamos um recorte de pais mais novos, que tinham 15 anos entre 1995 e 2005 para, através do Censo Escolar, identificarmos o número de escolas para usar como variável instrumental. Também usamos duas faixas de idade para os filhos: (i) entre 7 e 18 anos e (ii) maior de 16 anos. Ao usar a primeira faixa de idade, nas duas primeiras abordagens encontramos baixa elasticidade, mas não na terceira. Essa baixa influência da escolaridade dos pais sobre os filhos pode se dever ao fato de esses serem novos, com grande parte cursando ainda o ensino fundamental. Já, ao usar a faixa de idade de filhos maiores de 16 anos, encontramos nas duas primeiras abordagens uma maior elasticidade entre o nível de escolaridade de pais e filhos e na última não obtivemos observações o suficiente. Logo, nosso estudo aponta as evidências que a diferença de escolaridade entre os filhos aumenta com a idade, contribuindo para maior transmissão educacional entre as gerações e uma persistência das desigualdades de nível educacional. |
Materia: | Educação Desigualdades sociais Escolarização Brasil Education Desigualdade social |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::DEMOGRAFIA ECONOMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jun-2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | RESENDE, Laís de Oliveira Fernandes. Educação dos pais e dos filhos no Brasil: duas abordagens empíricas usando a PNAD de 2014. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOFResende.pdf | 341.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.