Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14349
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A CEPAL em seus dez primeiros anos e a série “Estudio Económico de América Latina” (1948-1958)
Author(s)/Inventor(s): Dimitriadis, Nikolaos Mikail
Advisor: Bielschowsky, Ricardo Alberto
Abstract: O objetivo do trabalho é verificar a formação e consolidação da análise estruturalista cepalina. Está centrado na resenha da evolução da série anual “Estudios Económicos de América Latina” na primeira década de existência da CEPAL (1948-58). Registramos neles a presença dos elementos centrais da teoria cepalina, por meio do exame das inovações analíticas nos relatórios anuais. Em forma complementar, outros documentos importantes gerados pela CEPAL são examinados, em especial no período de consolidação da instituição (1951-58). Para isto partimos da hipótese de que este conjunto de documentos representam uma análise contínua, mas que assume formas específicas de acordo com o seu objeto. Percebemos que a inserção internacional é o ponto de partida da caracterização da América Latina enquanto um espaço econômico e que a caracterização de sua estrutura produtiva, assim como o diagnóstico das especificidades de cada país, servem como eixos analíticos básicos para ilustrar os efeitos que as assimetrias da Divisão Internacional do Trabalho e que a estrutura do Comércio Exterior provocam em suas economias. Em síntese, a teorização cepalina corresponde a uma produção intelectual comprometida com a mudança estrutural, e ao mesmo tempo baseada em um diagnóstico consciente das dificuldades para a superação do subdesenvolvimento, em que se alternavam ousadias propositivas com cautelas na forma e na sequência temporal das recomendações.
Keywords: Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL)
América Latina
Desenvolvimento econômico
Comércio internacional
História econômica
Economic development
International trade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIMITRIADIS, Nikolaos Mikail. A CEPAL em seus dez primeiros anos e a série “Estudio Económico de América Latina” (1948-1958). 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMDimitriadis.pdf484.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.