Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14371
Tipo: Relatório
Título: Crivo sintagmático de Franco Lo Presti Seminério
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Carla Veronica Machado
Souza, Brenda Brito de
Carvalho, Dayara Santos
Boaventura, Gabriela
Chaves, Ingrid Nascimento
Resumo: O presente relatório trata-se de um estudo sobre o crivo Sintagmático de Franco lo Presti Seminério, que é uma declaração pessoal do autor para analisar o imaginário infantil por meio da análise sintagmática do texto narrativo. Seminério, nos deixou poucas informações das dimensões presentes nesse crivo, isso é, apenas descreveu e classificou dentro da escala de likert a causalidade, agentividade, organização temporal, contigência e integração que fazem parte da criação geral de textos. Em discussões em grupo formado por três graduandas e extensionistas de letras e uma de fonoaudiologia e pela nossa orientadora Prof. Carla Verônica, que foi aluna de Seminério, viu-se a necessidade de analisar mais fielmente os conceitos e subconceitos presentes em cada uma das dimensões, e assim, possibilitar futuramente a mensuração quanti e qualitativa de textos narrativos infantis. Após estudos, escolhemos o formato de rede sistêmica para esquematizar nossa proposta e consideramos a teoria de Piaget para analisar a causalidade no seu sentido mais epistêmico (pré-causalidade e causalidade propriamente dita nas Sequências Objetiva, Temporal e Reversível), a Agentividade como formato de sujeito (personagens de uma história), organização temporal presente na coesão gramatical, contigência na análise geral de nó e clímax de história – fundamentais para a dimensão estrutural da narrativa e integração que constitui a coerência gramatical.
Resumo: This report is a study on Franco lo Presti Seminério's Syntagmatic sieve, which is a personal statement by the author for the analysis of children's imagination through the syntagmatic analysis of the narrative text. Seminério, freed us information from the dimensions present in this sieve, that is, it only theorized and classified within the likert scale the causality, agency, temporal organization, contingency and integration that are part of the general creation of texts. In a group exercise formed by three graduates and extension students of letters and one of speech therapists and by our advisor Prof. Carla Verônica, who was a student at Seminério, saw the need to analyze more faithfully the concepts and sub-concepts present in each of the dimensions, and thus, enable the quantitative and qualitative measurement of children's narrative texts in the future. After studies, we chose the systemic network format to outline our proposal and considers Piaget's theory to analyze causality in its most epistemic sense (precausality and causality itself in the Objective, Temporal and Reversible Sequences), an Agentivity as a format of subject (characters in a story), temporal organization present in grammatical cohesion, contingency in the general analysis of node and climax of history – foundations for the structural dimension of the narrative and integration that constitutes grammatical coherence.
Palavras-chave: Sintagma
Representação
Análise de texto
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico
Número: 0221
Data de publicação: 30-Abr-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0221.pdf680.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.