Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Ana Carolina da Rocha Lessa Castro dos-
dc.contributor.authorFrancisco, Karolayne da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-22T18:49:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:49Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Karolayne da Silva. Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum – um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14373-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectElementary school curriculumen
dc.titleCiências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum: um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9331651842433749pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Aline Meneguci da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360029315507230pt_BR
dc.contributor.referee2Paredes, Débora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1449026705783828pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o que os alunos do primeiro ano do ensino médio obtiveram de conhecimento geral e objetivo trabalhado do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental (anos anteriores) dentro da disciplina de ciências, bem como suas ramificações e abrangências. Levando em consideração os conteúdos que a Base Nacional Curricular Comum apresenta como alicerce fundamental para a construção do senso crítico para um futuro cidadão do meio social, com esta pesquisa, observou-se que um grande número de alunos não tem domínio dos temas centrais que regem a disciplina de ciências, refletindo em um aprendizado desinteressado e mecânico, sem que haja troca entre o aluno e o professor. Tal resultado também é registrado em outras literaturas e pesquisas recentes no Brasil, que mostram dados educacionais insatisfatórios sobre o índice de conhecimento dos concluintes da educação básica, bem como os ingressantes em universidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kfrancisco.pdf865.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.