Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14373
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Carolina da Rocha Lessa Castro dos | - |
dc.contributor.author | Francisco, Karolayne da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-22T18:49:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | FRANCISCO, Karolayne da Silva. Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum – um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14373 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | School performance | en |
dc.subject | Sciences teaching | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Elementary school curriculum | en |
dc.title | Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum: um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9331651842433749 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Aline Meneguci da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4360029315507230 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paredes, Débora da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1449026705783828 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o que os alunos do primeiro ano do ensino médio obtiveram de conhecimento geral e objetivo trabalhado do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental (anos anteriores) dentro da disciplina de ciências, bem como suas ramificações e abrangências. Levando em consideração os conteúdos que a Base Nacional Curricular Comum apresenta como alicerce fundamental para a construção do senso crítico para um futuro cidadão do meio social, com esta pesquisa, observou-se que um grande número de alunos não tem domínio dos temas centrais que regem a disciplina de ciências, refletindo em um aprendizado desinteressado e mecânico, sem que haja troca entre o aluno e o professor. Tal resultado também é registrado em outras literaturas e pesquisas recentes no Brasil, que mostram dados educacionais insatisfatórios sobre o índice de conhecimento dos concluintes da educação básica, bem como os ingressantes em universidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kfrancisco.pdf | 865.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.