Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14373
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum: um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Francisco, Karolayne da Silva
Orientador: Santos, Ana Carolina da Rocha Lessa Castro dos
Resumo: Este trabalho analisa o que os alunos do primeiro ano do ensino médio obtiveram de conhecimento geral e objetivo trabalhado do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental (anos anteriores) dentro da disciplina de ciências, bem como suas ramificações e abrangências. Levando em consideração os conteúdos que a Base Nacional Curricular Comum apresenta como alicerce fundamental para a construção do senso crítico para um futuro cidadão do meio social, com esta pesquisa, observou-se que um grande número de alunos não tem domínio dos temas centrais que regem a disciplina de ciências, refletindo em um aprendizado desinteressado e mecânico, sem que haja troca entre o aluno e o professor. Tal resultado também é registrado em outras literaturas e pesquisas recentes no Brasil, que mostram dados educacionais insatisfatórios sobre o índice de conhecimento dos concluintes da educação básica, bem como os ingressantes em universidades.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Rendimento escolar
Ensino de ciências
Aprendizagem
Currículo de ensino fundamental
Elementary School
School performance
Sciences teaching
Learning
Elementary school curriculum
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FRANCISCO, Karolayne da Silva. Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum – um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kfrancisco.pdf865.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.