Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14373
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum: um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Francisco, Karolayne da Silva
Tutor: Santos, Ana Carolina da Rocha Lessa Castro dos
Resumen: Este trabalho analisa o que os alunos do primeiro ano do ensino médio obtiveram de conhecimento geral e objetivo trabalhado do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental (anos anteriores) dentro da disciplina de ciências, bem como suas ramificações e abrangências. Levando em consideração os conteúdos que a Base Nacional Curricular Comum apresenta como alicerce fundamental para a construção do senso crítico para um futuro cidadão do meio social, com esta pesquisa, observou-se que um grande número de alunos não tem domínio dos temas centrais que regem a disciplina de ciências, refletindo em um aprendizado desinteressado e mecânico, sem que haja troca entre o aluno e o professor. Tal resultado também é registrado em outras literaturas e pesquisas recentes no Brasil, que mostram dados educacionais insatisfatórios sobre o índice de conhecimento dos concluintes da educação básica, bem como os ingressantes em universidades.
Materia: Ensino fundamental
Rendimento escolar
Ensino de ciências
Aprendizagem
Currículo de ensino fundamental
Elementary School
School performance
Sciences teaching
Learning
Elementary school curriculum
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FRANCISCO, Karolayne da Silva. Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum – um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Kfrancisco.pdf865.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.