Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14375
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : "Apartheid educacional" no Brasil cimenta desigualdades sociais e educacionais ao longo da vida
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Ana Carolina Santana Guedes
Tutor: Arosa, Armando de Castro Cerqueira
Resumen: A presente pesquisa explora o processo de escolarização de uma família. O objetivo principal é levantar o percurso escolar dos membros desta família e identificar elementos que mostrem como se dá a relação entre o sistema educacional e a vida da classe trabalhadora objeto desse estudo de caso. Ao buscar esse objetivo, a questão central que guiou a pesquisa diz respeito ao processo contraditório de inclusão/exclusão no sistema educacional, através das políticas educacionais implementadas no tempo em que a vida dos membros dessa família estavam em `idade escolar´. Nesse intuito, buscou-se traçar uma relação entre as histórias de vida dos sujeitos pesquisados com as políticas públicas educacionais da época, intentando aferir de que forma essas políticas impactaram na trajetória escolar destes sujeitos. Esse processo se deu mediante entrevistas semiestruturadas e do cotejamento com pesquisa histórico-documental, que tratou das políticas educacionais implementadas. Buscou-se embasamento teórico em autores como José Carlos Libâneo (2012), Paolo Nosella (2009), Vera Peroni (2000), Eveline Algebaile (2004), François Dubet (2004), dentre outros que tratam das relações entre educação e desigualdade social. À guisa de conclusão, como principais achados da pesquisa podemos apontar a principal delas, que nos revela que a desigualdade educacional está associada às desigualdades de ordem econômica, social, cultural e política, mas que se manifestam de maneiras distintas em cada esfera social, tal como se procurou demonstrar neste estudo.
Materia: Educação
Ensino público
Política educacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-dic-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROCHA, Ana Carolina Santana Guedes. "Apartheid educacional" no Brasil cimenta desigualdades sociais e educacionais ao longo da vida. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARocha.pdf594.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.