Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Margarete Valverde de | - |
dc.contributor.author | Lima, Anne Caruliny do Monte | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T16:05:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Anne Caruliny do Monte. O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14381 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis | pt_BR |
dc.subject | Anticoncepção | pt_BR |
dc.subject | Educational games | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Sexually education | en |
dc.subject | Sexually transmitted diseases | en |
dc.subject | Contraception | en |
dc.title | O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Existem hoje diversas metodologias pedagógicas distintas que podem ser utilizadas em sala de aula. Algumas delas se distanciam muito do modelo tradicional de ensino, e trazem o aluno para uma sala de aula mais interessante e divertida, favorecendo sua motivação e aprendizado. O uso de jogos e de atividades lúdicas na educação vem sendo incentivado por diversos autores, como uma estratégia de motivar os alunos, além de trabalhar diferentes competências e habilidades. O objetivo desse trabalho foi avaliar a aplicação de jogos didáticos para uma turma de Ensino Médio, abordando temas como contracepção, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e doenças causadas por vermes e protozoários. Para isso, foi elaborada uma adaptação do jogo Perfil, a partir da qual foram desenvolvidas duas versões temáticas do jogo, e os alunos foram divididos em grupos para que alguns participassem dos jogos e outros, de aulas tradicionais. Após cada uma das atividades, um questionário de opinião foi aplicado. O jogo produzido foi chamado de BIOPERFIL e foram criadas diversas cartelas sobre os assuntos trabalhados, para que, ao longo do jogo, os alunos pudessem deduzir os conteúdos das cartelas enquanto tinham acesso às dicas sobre os mesmos. Os alunos gostaram bastante dos jogos, e de um modo geral essa atividade foi mais apreciada por eles do que as aulas tradicionais. Contudo, os alunos demostraram um maior interesse no jogo e na aula sobre métodos contraceptivos e ISTs, quando comparado com as atividades acerca de verminoses e protozooses. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANMLima.pdf | 654.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.