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dc.contributor.advisorMonteiro, Margarete Valverde de-
dc.contributor.authorLima, Anne Caruliny do Monte-
dc.date.accessioned2021-05-25T16:05:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Anne Caruliny do Monte. O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14381-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectAnticoncepçãopt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSexually educationen
dc.subjectSexually transmitted diseasesen
dc.subjectContraceptionen
dc.titleO uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoExistem hoje diversas metodologias pedagógicas distintas que podem ser utilizadas em sala de aula. Algumas delas se distanciam muito do modelo tradicional de ensino, e trazem o aluno para uma sala de aula mais interessante e divertida, favorecendo sua motivação e aprendizado. O uso de jogos e de atividades lúdicas na educação vem sendo incentivado por diversos autores, como uma estratégia de motivar os alunos, além de trabalhar diferentes competências e habilidades. O objetivo desse trabalho foi avaliar a aplicação de jogos didáticos para uma turma de Ensino Médio, abordando temas como contracepção, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e doenças causadas por vermes e protozoários. Para isso, foi elaborada uma adaptação do jogo Perfil, a partir da qual foram desenvolvidas duas versões temáticas do jogo, e os alunos foram divididos em grupos para que alguns participassem dos jogos e outros, de aulas tradicionais. Após cada uma das atividades, um questionário de opinião foi aplicado. O jogo produzido foi chamado de BIOPERFIL e foram criadas diversas cartelas sobre os assuntos trabalhados, para que, ao longo do jogo, os alunos pudessem deduzir os conteúdos das cartelas enquanto tinham acesso às dicas sobre os mesmos. Os alunos gostaram bastante dos jogos, e de um modo geral essa atividade foi mais apreciada por eles do que as aulas tradicionais. Contudo, os alunos demostraram um maior interesse no jogo e na aula sobre métodos contraceptivos e ISTs, quando comparado com as atividades acerca de verminoses e protozooses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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