Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14381
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia |
Autor(es)/Inventor(es): | Lima, Anne Caruliny do Monte |
Tutor: | Monteiro, Margarete Valverde de |
Resumen: | Existem hoje diversas metodologias pedagógicas distintas que podem ser utilizadas em sala de aula. Algumas delas se distanciam muito do modelo tradicional de ensino, e trazem o aluno para uma sala de aula mais interessante e divertida, favorecendo sua motivação e aprendizado. O uso de jogos e de atividades lúdicas na educação vem sendo incentivado por diversos autores, como uma estratégia de motivar os alunos, além de trabalhar diferentes competências e habilidades. O objetivo desse trabalho foi avaliar a aplicação de jogos didáticos para uma turma de Ensino Médio, abordando temas como contracepção, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e doenças causadas por vermes e protozoários. Para isso, foi elaborada uma adaptação do jogo Perfil, a partir da qual foram desenvolvidas duas versões temáticas do jogo, e os alunos foram divididos em grupos para que alguns participassem dos jogos e outros, de aulas tradicionais. Após cada uma das atividades, um questionário de opinião foi aplicado. O jogo produzido foi chamado de BIOPERFIL e foram criadas diversas cartelas sobre os assuntos trabalhados, para que, ao longo do jogo, os alunos pudessem deduzir os conteúdos das cartelas enquanto tinham acesso às dicas sobre os mesmos. Os alunos gostaram bastante dos jogos, e de um modo geral essa atividade foi mais apreciada por eles do que as aulas tradicionais. Contudo, os alunos demostraram um maior interesse no jogo e na aula sobre métodos contraceptivos e ISTs, quando comparado com as atividades acerca de verminoses e protozooses. |
Materia: | Jogos educativos Ensino médio Educação sexual Doenças sexualmente transmissíveis Anticoncepção Educational games High school Sexually education Sexually transmitted diseases Contraception |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | LIMA, Anne Caruliny do Monte. O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANMLima.pdf | 654.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.