Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14381
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Anne Caruliny do Monte
Orientador: Monteiro, Margarete Valverde de
Resumo: Existem hoje diversas metodologias pedagógicas distintas que podem ser utilizadas em sala de aula. Algumas delas se distanciam muito do modelo tradicional de ensino, e trazem o aluno para uma sala de aula mais interessante e divertida, favorecendo sua motivação e aprendizado. O uso de jogos e de atividades lúdicas na educação vem sendo incentivado por diversos autores, como uma estratégia de motivar os alunos, além de trabalhar diferentes competências e habilidades. O objetivo desse trabalho foi avaliar a aplicação de jogos didáticos para uma turma de Ensino Médio, abordando temas como contracepção, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e doenças causadas por vermes e protozoários. Para isso, foi elaborada uma adaptação do jogo Perfil, a partir da qual foram desenvolvidas duas versões temáticas do jogo, e os alunos foram divididos em grupos para que alguns participassem dos jogos e outros, de aulas tradicionais. Após cada uma das atividades, um questionário de opinião foi aplicado. O jogo produzido foi chamado de BIOPERFIL e foram criadas diversas cartelas sobre os assuntos trabalhados, para que, ao longo do jogo, os alunos pudessem deduzir os conteúdos das cartelas enquanto tinham acesso às dicas sobre os mesmos. Os alunos gostaram bastante dos jogos, e de um modo geral essa atividade foi mais apreciada por eles do que as aulas tradicionais. Contudo, os alunos demostraram um maior interesse no jogo e na aula sobre métodos contraceptivos e ISTs, quando comparado com as atividades acerca de verminoses e protozooses.
Palavras-chave: Jogos educativos
Ensino médio
Educação sexual
Doenças sexualmente transmissíveis
Anticoncepção
Educational games
High school
Sexually education
Sexually transmitted diseases
Contraception
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Anne Caruliny do Monte. O uso do lúdico no ensino formal: uma adaptação do jogo “Perfil” para aulas de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANMLima.pdf654.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.