Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14392
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A literatura infantil em reflexões e relatos: de leitora a professora |
Autor(es)/Inventor(es): | Dick, Viviane Goretti |
Orientador: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumo: | Este trabalho apresenta alguns relatos e reflexões sobre a Literatura Infantil, sua importância e uso no cotidiano da vida escolar desde o Berçário. Apresenta um breve histórico da Literatura no mundo e no Brasil. Ressalta Monteiro lobato, patrono da Literatura no Brasil e grande escritor que, em sua obra, traz ao universo infantil nacional personagens que retratam nossa cultura e folclore. Ao mesmo tempo é feito um relato autobiográfico passando de leitora a professora de Educação Infantil. São utilizados relatos de professoras, atividades e imagens que servem para ilustrar o trabalho desenvolvido no EDI Prof.ª Edir Caseiro Ribeiro, na Rocinha, escola na qual estou como diretora adjunta, professora articuladora e regente de uma turma de Maternal 1. E por fim, aborda a questão do diferente com enfoque na questão racial, utilizando o livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado para discutir o quanto a literatura é fundamental na construção identitária das crianças e na formação de uma autoimagem positiva. |
Palavras-chave: | Leitura Infância Autoestima Identidade Relações étnicas e raciais |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 18-Jul-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VGDick.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.