Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14395
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Implicações de uma gestão participativa na aprendizagem em uma escola pública do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Ellen Rezende de
Advisor: Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Abstract: Esta pesquisa analisa as implicações de uma gestão participativa em uma Unidade de Ensino. Este estudo parte da hipótese de que a gestão democrática e participativa, prevista nos documentos legais, pode ser exercida na sua concretude em uma escola pública, bem como pode favorecer a aprendizagem. As análises tecidas se sustentaram nos princípios norteadores de uma gestão democrática e nas formas de decisão partilhada dentro do âmbito educacional, especialmente na singularidade de uma instituição pública carioca. Fundamenta-se teoricamente em autores que primam por uma educação de qualidade a partir da gestão participativa, como Dourado; Oliveira e Santos (2007), Cury (2002, 2007, 2008), Souza (2007, 2009), Paro (2016), Paschoalino (2017), Cunha (1991), Veiga (1995), Fonseca (1994), dentre outros. Para este estudo, a metodologia escolhida foi a qualitativa pela possibilidade de compreender uma realidade a partir de vários olhares. O percurso metodológico escolhido foi constituído por análise de documentos, que foram cotejados com os referenciais dos autores relacionados ao tema, a fim de analisar a realidade da escola. Outros instrumentos de pesquisa foram utilizados, a saber, os diários de bordos, elaborados a partir das visitas ao campo de estudo, e entrevistas semiestruturadas realizadas com diferentes segmentos da comunidade escolar local. As análises realizadas possibilitaram compreender a dinâmica de uma escola que se esforçava para ser um diferencial no âmbito da educação. As relações estabelecidas na unidade de ensino pesquisada primavam pela participação coletiva e, sobretudo, pela importância de ouvir o outro.
Keywords: Escola pública
Gestão democrática
Qualidade total
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Oct-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Ellen Rezende de. Implicações de uma gestão participativa na aprendizagem em uma escola pública do Rio de Janeiro. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERezende.pdf376.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.