Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14410
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Supressão do Bioma Mata Atlântica em Paraíba do Sul/RJ, analisado sob a óptica ambiental e social entre os anos de 2002 a 2012
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Luan Silva Alves
Tutor: Freesz, Giselli Martins de Almeida
Resumen: O Brasil é um país que detêm ampla abundância de biomas, dentre eles, a Mata Atlântica, ambiente costeiro a leste, é considerado um acervo ecológico nacional, devido a sua complexa biodiversidade. Inicialmente, este bioma abrangia toda a costa brasileira, mas a pressão antrópica relacionada ao extrativismo vegetal, crescimento urbano e aumento de áreas utilizadas para agropecuária, reduziram este bioma à, aproximadamente, 8,5% de sua composição original. O presente trabalho disponibiliza o levantamento de dados, em relação a possíveis desmatamentos que ocorreram no município de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, Brasil, entre os anos de 2002 à 2012, interpretando-os sob a ótica ambiental (queimadas, desmatamentos, poluição hídrica e poluição atmosférica) e socioeconômica (densidade populacional e IDH), utilizando das fontes públicas presentes na internet, nos sites do Ministério do Meio Ambiente/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (MMA/IBAMA), Organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O objetivo é gerar arcabouço técnico em pósteras elaborações de políticas públicas em relação ao meio ambiente local. Foi verificado uma supressão de 0,01% da mata no município, no decorrer de uma década, culminando com um pequeno aumento demográfico. Apesar desse pequeno acréscimo populacional, os moradores deste município contribuíram com a poluição hídrica de forma direta, despejando mais de 30 mil m³ de esgoto, sem nenhum tratamento, no rio Paraíba do Sul entre esses anos. Além disso, os munícipes cooperam com outro tipo de poluição, a poluição atmosférica, que cresceu exageradamente em relação ao crescimento populacional no período analisado, devido a duplicação da frota veicular, reflexo do aumento da pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) neste local.
Materia: Queimada
Desmatamento
Poluição atmosférica
Desenvolvimento humano
Indicadores sociais
População
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BASTOS, Luan Silva Alves. Supressão do Bioma Mata Atlântica em Paraíba do Sul/RJ, analisado sob a óptica ambiental e social entre os anos de 2002 a 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSABastos.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.