Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14410
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Supressão do Bioma Mata Atlântica em Paraíba do Sul/RJ, analisado sob a óptica ambiental e social entre os anos de 2002 a 2012
Author(s)/Inventor(s): Bastos, Luan Silva Alves
Advisor: Freesz, Giselli Martins de Almeida
Abstract: O Brasil é um país que detêm ampla abundância de biomas, dentre eles, a Mata Atlântica, ambiente costeiro a leste, é considerado um acervo ecológico nacional, devido a sua complexa biodiversidade. Inicialmente, este bioma abrangia toda a costa brasileira, mas a pressão antrópica relacionada ao extrativismo vegetal, crescimento urbano e aumento de áreas utilizadas para agropecuária, reduziram este bioma à, aproximadamente, 8,5% de sua composição original. O presente trabalho disponibiliza o levantamento de dados, em relação a possíveis desmatamentos que ocorreram no município de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, Brasil, entre os anos de 2002 à 2012, interpretando-os sob a ótica ambiental (queimadas, desmatamentos, poluição hídrica e poluição atmosférica) e socioeconômica (densidade populacional e IDH), utilizando das fontes públicas presentes na internet, nos sites do Ministério do Meio Ambiente/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (MMA/IBAMA), Organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O objetivo é gerar arcabouço técnico em pósteras elaborações de políticas públicas em relação ao meio ambiente local. Foi verificado uma supressão de 0,01% da mata no município, no decorrer de uma década, culminando com um pequeno aumento demográfico. Apesar desse pequeno acréscimo populacional, os moradores deste município contribuíram com a poluição hídrica de forma direta, despejando mais de 30 mil m³ de esgoto, sem nenhum tratamento, no rio Paraíba do Sul entre esses anos. Além disso, os munícipes cooperam com outro tipo de poluição, a poluição atmosférica, que cresceu exageradamente em relação ao crescimento populacional no período analisado, devido a duplicação da frota veicular, reflexo do aumento da pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) neste local.
Keywords: Queimada
Desmatamento
Poluição atmosférica
Desenvolvimento humano
Indicadores sociais
População
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BASTOS, Luan Silva Alves. Supressão do Bioma Mata Atlântica em Paraíba do Sul/RJ, analisado sob a óptica ambiental e social entre os anos de 2002 a 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSABastos.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.