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dc.contributor.advisorSoares, Maria Luisa Ramos de Oliveira-
dc.contributor.authorAlves, Agueda Maria Vieira-
dc.date.accessioned2021-06-07T15:24:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALVES, Agueda Maria Vieira. Espontaneidade, improviso e afeto em registros gráficos informais: um desafio à conservação. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14417-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaribé, 1911-1997pt_BR
dc.subjectPreservação e conservação de acervospt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectDesenho à canetapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectEspectroscopiapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectImprovisopt_BR
dc.subjectMicroclima urbanopt_BR
dc.subjectEfeméridespt_BR
dc.titleEspontaneidade, improviso e afeto em registros gráficos informais: um desafio à conservaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a possibilidade de conservação e recuperação dos registros artísticos informais, de forte característica afetiva, feitos à mão com canetas do tipo hidrográfica sobre papel. Esse ato de espontaneidade e mesmo de improviso, nas manifestações artísticas de característica mais íntima, familiar e pessoal no sentido afetivo do termo, revela, como essência estética fundamental, sua humanidade. Constituem uma grande gama de situações, sejam elas desenhos realizados por crianças para seus pais e avós, por pessoas enamoradas, com ligação afetiva entre elas ou não, mas que movimentem o afeto de quem recebe. Este estudo inicial discorrerá sobre a avaliação, conservação e possibilidade de restauração de um desenho feito pelo artista plástico Carybé de forma informal em caneta hidrocor sobre papel, desenhado como forma de agrado e presente. De várias formas, esse tipo de expressão gráfica acaba abrangendo outras manifestações artísticas que se utilizam dos mesmos materiais como, por exemplo, esboços prévios de artistas e arquitetos até obras de arte modernistas ou contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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