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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Espontaneidade, improviso e afeto em registros gráficos informais: um desafio à conservação
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Agueda Maria Vieira
Tutor: Soares, Maria Luisa Ramos de Oliveira
Resumen: O presente trabalho versa sobre a possibilidade de conservação e recuperação dos registros artísticos informais, de forte característica afetiva, feitos à mão com canetas do tipo hidrográfica sobre papel. Esse ato de espontaneidade e mesmo de improviso, nas manifestações artísticas de característica mais íntima, familiar e pessoal no sentido afetivo do termo, revela, como essência estética fundamental, sua humanidade. Constituem uma grande gama de situações, sejam elas desenhos realizados por crianças para seus pais e avós, por pessoas enamoradas, com ligação afetiva entre elas ou não, mas que movimentem o afeto de quem recebe. Este estudo inicial discorrerá sobre a avaliação, conservação e possibilidade de restauração de um desenho feito pelo artista plástico Carybé de forma informal em caneta hidrocor sobre papel, desenhado como forma de agrado e presente. De várias formas, esse tipo de expressão gráfica acaba abrangendo outras manifestações artísticas que se utilizam dos mesmos materiais como, por exemplo, esboços prévios de artistas e arquitetos até obras de arte modernistas ou contemporâneas.
Materia: Caribé, 1911-1997
Preservação e conservação de acervos
Artes plásticas
Desenho à caneta
Contemporaneidade
Espectroscopia
Afetividade
Improviso
Microclima urbano
Efemérides
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALVES, Agueda Maria Vieira. Espontaneidade, improviso e afeto em registros gráficos informais: um desafio à conservação. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

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