Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14432
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental |
Author(s)/Inventor(s): | Amaral, Gleice Monsores do |
Advisor: | Fernández, Silvina Julia |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, ou seja, da Pré-Escola II para o 1º ano do Ensino Fundamental das crianças do ensino público do Município do Rio de Janeiro. Durante a pesquisa, focalizamos na “transição” das crianças entre duas escolas localizadas em um bairro da Zona Norte. Assim, o objetivo desta monografia é pensar essa transição a partir da perspectiva da equipe gestora e dos profissionais de educação que lidam diretamente com essas crianças nas salas de aula das escolas pesquisadas. Cabe destacar que o processo de transição de cada segmento citado tem suas peculiaridades, já que as escolas, mesmo sendo do mesmo Sistema de Ensino, possuem propostas específicas em função de cada realidade educacional e pedagógica. Nessas propostas, a organização e o planejamento das escolas frente a esse processo é nosso objeto de pesquisa, para que a partir das contribuições obtidas através dos documentos e processos evidenciados para essas etapas, com olhar no planejamento e na gestão escolar, se faça possível traçar, a partir deles, um perfil que nos aproxime da identidade de cada escola e de seus processos. |
Keywords: | Educação infantil Ensino fundamental Administração da educação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 7-Feb-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | AMARAL, Gleice Monsores do. Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GMonsores.pdf | 633 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.