Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAthaíde, Mariana Maritns de-
dc.contributor.authorCosta, Jean Paulo dos Santos-
dc.date.accessioned2021-06-10T22:44:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Jean Paulo dos Santos. Ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14451-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectBiologyen
dc.titleEnsino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7896962155483474pt_BR
dc.description.resumoÉ notório, que ao longo dos anos o sistema de ensino sofreu grandes transformações e devem-se utilizar técnicas no processo de ensino pra que se tenha um melhor aprendizado. Neste sentido, é necessário ter o uso da metodologia ativa, em que os estudantes sejam os principais agentes do aprendizado, e a utilização dos jogos didáticos, que é uma considerável opção praticável e proveitosa, pois têm a capacidade de preencher lacunas ignoradas no processo de aquisição de saberes e também podem propiciar uma elaboração de conhecimentos novos aos estudantes. Existe uma grande variedade de tipos de jogos, que podem ser utilizados ou aplicados com os alunos de todos os segmentos escolares, sendo classificados em: jogos de construção ou montagem, jogos online ou de computador, jogos de tabuleiro, jogos corporais, jogos de perguntas e respostas e jogos de treinamento. Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de técnicas lúdicas através de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem e constatar a sua importância nas escolas como ferramenta pedagógica. A partir do levantamento de referências bibliográficas sobre a utilização de jogos lúdicos didáticos, concretizado por meio de coleta de dados e pesquisas de outros trabalhos e artigos relacionados com este conteúdo é sugerido que a inserção dos diferentes tipos de jogos didáticos independente do tipo de classificação são bons e vantajosos para o processo de ensino e aprendizagem, melhorando o rendimento escolar dos alunos. Portanto, o quadro geral das produções acadêmicas aponta que o lúdico no processo de aprendizagem e ensino através dos jogos pode favorecer o desenvolvimento intelectual e capacidade cognitiva dos alunos, além disso, pode propiciar ao docente de ciências e biologia uma melhor prática pedagógica na abordagem de conceitos complexos ou difíceis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPSCosta.pdf645.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.