Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14451
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticos |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Jean Paulo dos Santos |
Tutor: | Athaíde, Mariana Maritns de |
Resumen: | É notório, que ao longo dos anos o sistema de ensino sofreu grandes transformações e devem-se utilizar técnicas no processo de ensino pra que se tenha um melhor aprendizado. Neste sentido, é necessário ter o uso da metodologia ativa, em que os estudantes sejam os principais agentes do aprendizado, e a utilização dos jogos didáticos, que é uma considerável opção praticável e proveitosa, pois têm a capacidade de preencher lacunas ignoradas no processo de aquisição de saberes e também podem propiciar uma elaboração de conhecimentos novos aos estudantes. Existe uma grande variedade de tipos de jogos, que podem ser utilizados ou aplicados com os alunos de todos os segmentos escolares, sendo classificados em: jogos de construção ou montagem, jogos online ou de computador, jogos de tabuleiro, jogos corporais, jogos de perguntas e respostas e jogos de treinamento. Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de técnicas lúdicas através de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem e constatar a sua importância nas escolas como ferramenta pedagógica. A partir do levantamento de referências bibliográficas sobre a utilização de jogos lúdicos didáticos, concretizado por meio de coleta de dados e pesquisas de outros trabalhos e artigos relacionados com este conteúdo é sugerido que a inserção dos diferentes tipos de jogos didáticos independente do tipo de classificação são bons e vantajosos para o processo de ensino e aprendizagem, melhorando o rendimento escolar dos alunos. Portanto, o quadro geral das produções acadêmicas aponta que o lúdico no processo de aprendizagem e ensino através dos jogos pode favorecer o desenvolvimento intelectual e capacidade cognitiva dos alunos, além disso, pode propiciar ao docente de ciências e biologia uma melhor prática pedagógica na abordagem de conceitos complexos ou difíceis. |
Materia: | Jogos educativos Ensino de ciências Biologia Educational games Sciences teaching Biology |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | COSTA, Jean Paulo dos Santos. Ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPSCosta.pdf | 645.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.